O desabamento parcial do telhado de um pavilhão nas instalações da PSP de Santarém, em 16 de agosto, levou o Governo e a Câmara Municipal a anunciar obras urgentes no edifício, que há vários anos apresenta sinais de degradação.

Em declarações hoje à agência Lusa, o responsável das relações públicas da PSP de Santarém, comissário João Silva, disse que o risco naquele edifício já tinha sido sinalizado “e o espaço estava isolado, sem qualquer material guardado ou atividade operacional” por precaução.

Frisando que a Direção Nacional da PSP está informada sobre o estado geral das instalações, o responsável sublinhou que o desabamento não comprometeu o funcionamento da esquadra.

O incidente ocorreu em 16 de agosto num dos pavilhões que outrora serviram de oficinas à Escola Prática de Cavalaria, atualmente integrados no complexo onde funciona o comando distrital da PSP de Santarém.

Segundo o responsável, “a fachada principal está bastante deteriorada” e “há telhados que necessitam de limpeza e substituição de telhas”.

No entanto, garante que “não há outras áreas com vulnerabilidade estrutural tão crítica como a do pavilhão que cedeu”, afastando a possibilidade de novos incidentes.

A requalificação do edifício é, segundo o comissário João Silva, uma necessidade reconhecida por todos os elementos da PSP que ali trabalham.

“A Direção Nacional já visitou o comando e está ciente das carências. É um sentimento comum entre os polícias: estas instalações não refletem a dignidade que a função exige”, afirmou.

O presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Leite, anunciou nas redes sociais, na terça-feira, após reunião com o secretário de Estado da Administração Interna, Telmo Correia, que o Governo vai avançar com uma intervenção urgente na cobertura e fachada do edifício da PSP.

O autarca revelou ainda que, para a requalificação mais profunda de todo o edificado (estimada em mais de 5 milhões de euros), o Governo está disponível para celebrar um contrato interadministrativo com a câmara, transferindo a verba necessária para a execução do projeto e da obra.

O presidente da Câmara destacou ainda a concordância da tutela para o alargamento das câmaras de videovigilância aos bairros de São Domingos e Sacapeito, bem como para o início do processo para a criação da Polícia Municipal, que será objeto de nova reunião com a ministra da Administração Interna.

“Manteremos este trabalho de proximidade com o Governo, com a administração central, com o objetivo de mobilizarmos para Santarém investimento público nacional”, concluiu João Leite.

Em comunicado, a CDU (coligação PCP/PEV) voltou a exigir uma intervenção urgente do Governo e questionou “o que é mais preciso acontecer para avançar com a recuperação do edifício?”.

A CDU denuncia que “os desabamentos já ocorridos anteriormente” colocam em risco “os profissionais da PSP, os cidadãos que ali se deslocam e os transeuntes que passam nas imediações”, recordando que tem vindo a alertar para o problema nos últimos anos, nomeadamente na Assembleia da República, onde propôs a consignação de uma verba no Orçamento do Estado para 2025 destinada à obra.

A proposta foi rejeitada com os votos contra do PSD e do PS, o que a CDU considera um “manifesto desrespeito pelos interesses da cidade, dos cidadãos e dos profissionais da PSP”.

No mesmo comunicado, a CDU acusa a maioria PSD/PS na Câmara Municipal de Santarém de não ter exercido qualquer pressão junto do Governo para resolver o problema, nem de se ter indignado com a rejeição da proposta no parlamento.

Leia também...

Incêndio em habitação provoca ferimentos em idosa

Uma mulher de 79 anos ficou com ferimentos leves na sequência de um incêndio numa habitação, esta quarta-feira, 16 de Janeiro, na freguesia de…

Prisão preventiva para homem de 33 anos por violência doméstica

Um homem de 33 anos foi detido pela GNR de Santarém, no passado dia 13 de Maio, pelo crime de violência doméstica, no concelho…

BE questiona Governo sobre “situação precária” do Banco Português de Germoplasma Animal

O Bloco de Esquerda quer saber se o Governo vai fazer o reforço “urgente” do quadro de pessoal do Banco Português de Germoplasma Animal…

Chamusca recebe concerto “Casa Pia no Coração do Ribatejo”

O cineteatro da Chamusca recebe, no sábado, a Orquestra do Ensino Integrado de Música da Casa Pia, no primeiro concerto que os alunos que…