A Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) de Santarém realizaram diversas operações de fiscalização de trânsito no âmbito da “Operação Páscoa”, que decorreu entre 9 e 13 de Abril, a nível nacional. A operação visou garantir o cumprimento das regras apertadas de circulação durante o período da Páscoa.
As duas forças de segurança detectaram durante este período 302 condutores por falta de justificação válida para a circulação, acabando por ser notificados e enviados de volta para o concelho de origem. A GNR notificou 249 condutores e a PSP detectou 53 condutores nesta situação.
Durante esta operação, a PSP realizou 63 operações de trânsito, onde foram fiscalizadas 11027 viaturas e contactadas 1236 pessoas. A PSP deteve dois indivíduos, um condutor foi detido sem carta e outro por condução sob o efeito do álcool. Foram ainda apreendidas três viaturas e levantados três autos de contra-ordenação.
Já a GNR fiscalizou no mesmo período 381 veículos nas estradas da região e contactou com 4309 pessoas, 1.016 das quais foram obrigadas a regressar ao seu concelho de residência. No decorrer das operações de trânsito a GNR não procedeu a detenções.
A GNR sensibilizou ainda 644 idosos para informação sobre o Estado de Emergência e para alertar para as burlas durante a pandemia.
A nível nacional a PSP e GNR detiveram 87 pessoas, das quais 15 por violação do confinamento obrigatório, ou seja, infectados com Covid-19 e que estavam na rua.