A Polícia Judiciária (PJ) deteve três homens, na zona da Grande Lisboa, suspeitos de, a coberto de uma empresa de recuperação de crédito, terem sequestrado e tentado extorquir um cidadão estrangeiro de 57 anos.

Em comunicado, a PJ afirma que as detenções ocorreram no âmbito de uma investigação iniciada em fevereiro de 2022 e conduzida pela Diretoria do Centro, com a colaboração da Unidade Nacional Contraterrorismo e do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, executando três mandados de detenção emitidos pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Santarém.

Os três detidos são suspeitos da prática dos “crimes de sequestro e extorsão agravada na forma tentada, de que foi vítima um indivíduo estrangeiro do sexo masculino, de 57 anos de idade”, tendo sido ainda constituído arguido o gerente da empresa que pretendia cobrar a dívida.

A investigação “visou a identificação e neutralização de um grupo de três indivíduos que, a coberto de uma empresa de recuperação de créditos, atraíram, sequestraram e ameaçaram com arma de fogo a vítima, com a finalidade de a coagir a pagar uma dívida que tinha para com uma empresa de exploração e transformação de pedras naturais”, acrescenta a polícia.

Segundo a PJ, o gerente da empresa que pretendia cobrar a dívida “contratou e prometeu pagar aos agora detidos uma percentagem considerável do valor em causa”.

Submetidos a primeiro interrogatório judicial, dois dos detidos ficaram sujeitos às medidas de coação de apresentações semanais às autoridades e proibição de contactos, tendo o mais velho, com 59 anos, sido conduzido ao Estabelecimento Prisional de Caldas da Rainha, “para cumprimento de uma pena de três anos e quatro meses de prisão, a que havia sido condenado noutro processo pela prática dos crimes de abuso de confiança e falsificação de documentos”.

Leia também...

Aviso laranja por causa do calor estendido até quinta-feira no interior do país

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu até quinta-feira o aviso laranja, o segundo mais grave, em metade dos 12 distritos…

GNR apreende 350 quilos de pinhas

Em Coruche.

Incêndios: Governo cria incentivos fiscais para operações na floresta

O Governo quer majorar em 140 por cento as despesas relacionadas com a floresta para efeitos de IRS e de IRC, depois de ter…

Obra de 1,1 milhões de euros coloca saneamento básico nos 97% em Vila Nova da Barquinha

A Câmara de Vila Nova da Barquinha consignou por 1,1 ME uma empreitada em saneamento básico na freguesia de Praia do Ribatejo, investimento que…