A Polícia Judiciária (PJ) deteve três homens, na zona da Grande Lisboa, suspeitos de, a coberto de uma empresa de recuperação de crédito, terem sequestrado e tentado extorquir um cidadão estrangeiro de 57 anos.

Em comunicado, a PJ afirma que as detenções ocorreram no âmbito de uma investigação iniciada em fevereiro de 2022 e conduzida pela Diretoria do Centro, com a colaboração da Unidade Nacional Contraterrorismo e do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, executando três mandados de detenção emitidos pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Santarém.

Os três detidos são suspeitos da prática dos “crimes de sequestro e extorsão agravada na forma tentada, de que foi vítima um indivíduo estrangeiro do sexo masculino, de 57 anos de idade”, tendo sido ainda constituído arguido o gerente da empresa que pretendia cobrar a dívida.

A investigação “visou a identificação e neutralização de um grupo de três indivíduos que, a coberto de uma empresa de recuperação de créditos, atraíram, sequestraram e ameaçaram com arma de fogo a vítima, com a finalidade de a coagir a pagar uma dívida que tinha para com uma empresa de exploração e transformação de pedras naturais”, acrescenta a polícia.

Segundo a PJ, o gerente da empresa que pretendia cobrar a dívida “contratou e prometeu pagar aos agora detidos uma percentagem considerável do valor em causa”.

Submetidos a primeiro interrogatório judicial, dois dos detidos ficaram sujeitos às medidas de coação de apresentações semanais às autoridades e proibição de contactos, tendo o mais velho, com 59 anos, sido conduzido ao Estabelecimento Prisional de Caldas da Rainha, “para cumprimento de uma pena de três anos e quatro meses de prisão, a que havia sido condenado noutro processo pela prática dos crimes de abuso de confiança e falsificação de documentos”.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…