A Polícia Judiciária (PJ) deteve três homens, na zona da Grande Lisboa, suspeitos de, a coberto de uma empresa de recuperação de crédito, terem sequestrado e tentado extorquir um cidadão estrangeiro de 57 anos.

Em comunicado, a PJ afirma que as detenções ocorreram no âmbito de uma investigação iniciada em fevereiro de 2022 e conduzida pela Diretoria do Centro, com a colaboração da Unidade Nacional Contraterrorismo e do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, executando três mandados de detenção emitidos pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Santarém.

Os três detidos são suspeitos da prática dos “crimes de sequestro e extorsão agravada na forma tentada, de que foi vítima um indivíduo estrangeiro do sexo masculino, de 57 anos de idade”, tendo sido ainda constituído arguido o gerente da empresa que pretendia cobrar a dívida.

A investigação “visou a identificação e neutralização de um grupo de três indivíduos que, a coberto de uma empresa de recuperação de créditos, atraíram, sequestraram e ameaçaram com arma de fogo a vítima, com a finalidade de a coagir a pagar uma dívida que tinha para com uma empresa de exploração e transformação de pedras naturais”, acrescenta a polícia.

Segundo a PJ, o gerente da empresa que pretendia cobrar a dívida “contratou e prometeu pagar aos agora detidos uma percentagem considerável do valor em causa”.

Submetidos a primeiro interrogatório judicial, dois dos detidos ficaram sujeitos às medidas de coação de apresentações semanais às autoridades e proibição de contactos, tendo o mais velho, com 59 anos, sido conduzido ao Estabelecimento Prisional de Caldas da Rainha, “para cumprimento de uma pena de três anos e quatro meses de prisão, a que havia sido condenado noutro processo pela prática dos crimes de abuso de confiança e falsificação de documentos”.

Leia também...

Mais de 1,15 milhões de peregrinos passaram por Fátima entre 24 de Julho e 10 de Agosto

O Santuário de Fátima registou a presença de mais de 1,15 milhões de pessoas nas celebrações realizadas naquele templo mariano entre 24 de julho…

Santa Casa devolve Igreja da Misericórdia a Tomar “com valor acrescentado”

A Santa Casa da Misericórdia de Tomar (SCMT) devolveu a Igreja da Misericórdia (na Av. Dr. Cândido Madureira) à comunidade tomarense e a quem…

CDS questiona Governo sobre reabilitação de estradas em Santarém

CDS questionou o ministro das Infraestruturas e da Habitação sobre a concretização das anunciadas intervenções nas estradas nacionais 365, 361 e 362 e ainda…

Alpiarça quer pelo menos uma estação gerida pelos CTT em cada concelho

A Câmara de Alpiarça quer que o contrato de concessão do Serviço Postal Universal consagre, “de forma clara e iniludível”, a obrigatoriedade de existência,…