O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) da GNR de Santarém deteve em flagrante dez homens, com idades compreendidas entre os 41 e os 64 anos, por crime de caça de espécies cinegéticas com recurso a meios proibidos, no dia 16 de Maio, no concelho de Rio Maior.

Os militares da GNR detectaram os dez suspeitos a utilizar um processo de caça proibido para a presente época do ano e que o campo de treino onde se realizou a largada não se encontrava previsto no plano de caça da reserva, resultando num auto de contra-ordenação.

Aos detidos foram apreendidas dez caçadeiras de calibre 12 e 57 cartuchos de calibre 12.

Os detidos foram constituídos arguidos e foram presentes esta segunda-feira, dia 17 de Maio, ao Tribunal Judicial de Rio Maior, para aplicação das medidas de coacção.

A GNR relembra que, no exercício do acto venatório, é proibida a caça de espécies não cinegéticas, a caça em terrenos cobertos de neve, com excepção de espécies de caça maior (ex.: javali, veado, etc.), o abandono dos animais que acompanham o caçador, a captura ou destruição dos ninhos, dos ovos e crias de qualquer espécie. Estas práticas são tipificadas na lei como crime.

Leia também...

Primeira apresentação nacional de “Corações de musgo” de Nuno Garcia Lopes sábado na Feira do Livro de Tomar

O novo livro de Nuno Garcia Lopes, “Corações de musgo”, vai ser apresentado sábado, dia 8, pelas 21 horas, na Feira do Livro de…

CDU apresenta programa eleitoral em Santarém com foco na Cultura, Património e Desenvolvimento Sustentável

A CDU apresentou, no sábado, 27 de Setembro, ao final da tarde, junto às portas do Mercado Municipal de Santarém, o seu programa eleitoral…

Estrada submersa entre a Ribeira de Santarém e Vale de Figueira

A estrada municipal que liga a Ribeira de Santarém a Vale Figueira encontra-se submersa, devido à precipitação constante que se tem sentido durante a…

Instituto Politécnico de Santarém celebrou 43º aniversário (galeria de fotos)

O Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) assinalou, a 5 de Junho, 43 anos de serviço à comunidade, numa Sessão Solene no auditório Professora Maria…