O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) da GNR de Santarém deteve em flagrante dez homens, com idades compreendidas entre os 41 e os 64 anos, por crime de caça de espécies cinegéticas com recurso a meios proibidos, no dia 16 de Maio, no concelho de Rio Maior.

Os militares da GNR detectaram os dez suspeitos a utilizar um processo de caça proibido para a presente época do ano e que o campo de treino onde se realizou a largada não se encontrava previsto no plano de caça da reserva, resultando num auto de contra-ordenação.

Aos detidos foram apreendidas dez caçadeiras de calibre 12 e 57 cartuchos de calibre 12.

Os detidos foram constituídos arguidos e foram presentes esta segunda-feira, dia 17 de Maio, ao Tribunal Judicial de Rio Maior, para aplicação das medidas de coacção.

A GNR relembra que, no exercício do acto venatório, é proibida a caça de espécies não cinegéticas, a caça em terrenos cobertos de neve, com excepção de espécies de caça maior (ex.: javali, veado, etc.), o abandono dos animais que acompanham o caçador, a captura ou destruição dos ninhos, dos ovos e crias de qualquer espécie. Estas práticas são tipificadas na lei como crime.

Leia também...

Cartaxo expressa pesar pela morte de Luís Nepomuceno

O Município do Cartaxo expressou hoje o seu “profundo pesar” pelo falecimento do ex-autarca da freguesia de Vila Chã de Ourique, Luís Nepomuceno. “Em…

Caminhada alerta para perigos da Obesidade

O CHMT – Centro Hospitalar do Médio Tejo, através da sua Unidade de Diabetes e Obesidade, organiza no próximo domingo, 22 de Maio, a…

Tejo foi mote para seis interpretações extraordinárias

A prova de Expressão e Comunicação, que decorreu no auditório Luís Eugénio Filipe, na sede da Sociedade Filarmónica Incrível Pontevelense, no dia 27 de…

Festival Materiais Diversos em cena até dia 17

A conversa “Que paisagens pode um festival criar?” abriu terça-feira, no Cartaxo, a 11.ª edição do Festival Materiais Diversos (FMD), que encerra, dia 17,…