O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) da GNR de Santarém deteve em flagrante dez homens, com idades compreendidas entre os 41 e os 64 anos, por crime de caça de espécies cinegéticas com recurso a meios proibidos, no dia 16 de Maio, no concelho de Rio Maior.

Os militares da GNR detectaram os dez suspeitos a utilizar um processo de caça proibido para a presente época do ano e que o campo de treino onde se realizou a largada não se encontrava previsto no plano de caça da reserva, resultando num auto de contra-ordenação.

Aos detidos foram apreendidas dez caçadeiras de calibre 12 e 57 cartuchos de calibre 12.

Os detidos foram constituídos arguidos e foram presentes esta segunda-feira, dia 17 de Maio, ao Tribunal Judicial de Rio Maior, para aplicação das medidas de coacção.

A GNR relembra que, no exercício do acto venatório, é proibida a caça de espécies não cinegéticas, a caça em terrenos cobertos de neve, com excepção de espécies de caça maior (ex.: javali, veado, etc.), o abandono dos animais que acompanham o caçador, a captura ou destruição dos ninhos, dos ovos e crias de qualquer espécie. Estas práticas são tipificadas na lei como crime.

Leia também...

Alunos de Abrantes visitam centro histórico para descobrir a historia da cidade

O Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, e a Vereadora da Educação, Celeste Simão, receberam esta segunda-feira, 27 de novembro, no…

Teatro Sá da Bandeira recebeu a sessão de abertura do Festival Internacional de Cinema de Santarém

O Teatro Sá da Bandeira recebeu ontem, dia 24 de Maio, a sessão de abertura do Festival Internacional de Cinema de Santarém (FICS). Designando-se…

Incêndio em Alcanede foi dominado durante a madrugada

O incêndio que deflagrou na tarde de terça-feira, 29 de Julho, em Alcanede, foi dado como dominado pelas autoridades às 04h10 desta quarta-feira, segundo…

Museu Agrícola recebe apresentação de «Riachos, a freguesia no seu centenário em livro»

Foi lançado ontem, quinta-feira, dia 24 de Agosto, no Museu Agrícola de Riachos, na presença de mais de uma centena de pessoas, a edição…