O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) da GNR de Santarém deteve em flagrante dez homens, com idades compreendidas entre os 41 e os 64 anos, por crime de caça de espécies cinegéticas com recurso a meios proibidos, no dia 16 de Maio, no concelho de Rio Maior.

Os militares da GNR detectaram os dez suspeitos a utilizar um processo de caça proibido para a presente época do ano e que o campo de treino onde se realizou a largada não se encontrava previsto no plano de caça da reserva, resultando num auto de contra-ordenação.

Aos detidos foram apreendidas dez caçadeiras de calibre 12 e 57 cartuchos de calibre 12.

Os detidos foram constituídos arguidos e foram presentes esta segunda-feira, dia 17 de Maio, ao Tribunal Judicial de Rio Maior, para aplicação das medidas de coacção.

A GNR relembra que, no exercício do acto venatório, é proibida a caça de espécies não cinegéticas, a caça em terrenos cobertos de neve, com excepção de espécies de caça maior (ex.: javali, veado, etc.), o abandono dos animais que acompanham o caçador, a captura ou destruição dos ninhos, dos ovos e crias de qualquer espécie. Estas práticas são tipificadas na lei como crime.

Leia também...

Chamusca lança nova campanha de sensibilização para período de confinamento

O Município da Chamusca lançou esta semana uma nova campanha de sensibilização da população para o combate à pandemia Covid-19. Sob o slogan “A…

Torres Novas apresenta meios da Proteção Civil que integram o DECIR 2022

A Câmara Municipal de Torres Novas promoveu na manhã desta terça-feira, 15 de Março, uma parada de apresentação dos meios de proteção civil do…

Santarém acolhe sétimas Jornadas de Museologia nas Misericórdias

As sétimas Jornadas de Museologia nas Misericórdias vão realizar-se no próximo dia 03 de Junho em Santarém, numa iniciativa da União das Misericórdias Portuguesas…

2ª Semana Ubuntu no Politécnico de Santarém

O Politécnico de Santarém irá dinamizar a 2ª semana Ubuntu, de 25 a 29 de Setembro de 2023, sob orientação do IPAV (Instituto Padre…