Dezasseis concelhos dos distritos de Santarém, Castelo Branco, Portalegre e Faro apresentam hoje um perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em perigo máximo estão os concelhos de Constância, Chamusca, Vila Nova da Barquinha, Abrantes, Tomar, Ferreira do Zêzere, Sardoal, Mação (Santarém), Vila de Rei (Castelo Branco), Gavião (Portalegre), Aljezur, Lagos, Silves, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira (Faro).

O IPMA colocou também vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental, excepto Viana do Castelo, Porto, Braga e Aveiro, em perigo muito elevado e elevado de incêndio.

Segundo o IPMA, o perigo de incêndio vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até sexta-feira.

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo e vento fraco a moderado de norte/noroeste, soprando moderado a forte, com rajadas até 65 quilómetros por hora durante a tarde, na faixa costeira e nas terras altas, em especial do Centro e Sul.

Está também prevista uma pequena subida da temperatura máxima, em especial no interior e exceto na faixa costeira ocidental.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 7 graus Celsius (na Guarda) e os 15 (em Faro) e as máximas entre os 20 (na Guarda, Porto e Viana do Castelo) e os 31 (em Faro).

Leia também...

PS vence no distrito de Santarém com 41,19% dos votos

PS elege cinco deputados, o PSD três e o Chega! um.

Um detido por posse ilegal de arma e extorsão em Santarém

O Comando Distrital de Santarém da PSP, através do Núcleo de Investigação Criminal e com o apoio de várias subunidades da Divisão Policial de…

Distrito de Santarém prevê investir mais de 137ME em habitação para 1.800 agregados carenciados

Dezoito municípios do distrito de Santarém têm acordos celebrados no âmbito do programa 1.º Direito, para investimentos da ordem dos 137 milhões de euros…

Grupo de Dadores de Sangue de Pernes assinala 27.º aniversário

O Grupo de Dadores de Sangue de Pernes (GDSP) comemorou no passado dia 16 o seu 27.º aniversário. Com mais um ano pautado por…