Foto ilustrativa

A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, alertou esta segunda-feira, 13 de Julho, para os perigos do calor que se vai fazer sentir esta semana, com um aviso especial para as crianças, idosos, grávidas e doentes crónicos, por representarem grupos mais vulneráveis.

Graça Freitas aproveitou a conferência de imprensa destinada ao balanço da situação epidemiológica da covid-19 em Portugal para alertar para um outro risco de saúde: o calor excessivo previsto para os próximos dias que se poderá traduzir em “maior morbilidade e eventualmente maior mortalidade”.

Durante esta semana, “prevêem-se temperaturas muito elevadas com noites tropicais, ou seja, noites em que a temperatura não vai descer abaixo dos 20.º”, sublinhou a diretora-Geral da Saúde, recordando que existem quatro grandes grupos que acabam por estar mais vulneráveis: as crianças, idosos, mulheres grávidas e doentes crónicos.

Por isso, a responsável da DGS recordou algumas “medidas básicas” tais como beber água ou sumos de fruta naturais sem açúcar, salientando que é necessário beber mesmo que não haja a sensação de sede, ou usar roupa larga e fresca, chapéu e óculos de sol.

As refeições devem ser frias e leves e devem ser várias vezes ao dia e as pessoas devem permanecer durante duas ou três horas em ambientes frescos, porque “o corpo tem mecanismos de regulação térmicas mas precisa de ajuda”, alertou.

Evitar demasiados esforços físicos e não estar ao sol nas horas de maior calor foram outras das recomendações deixadas hoje pela DGS, que voltou a lembrar os números para os quais as pessoas devem ligar caso se sintam mal: 112 ou para o 808242424, do SNS24.

Leia também...

Bombeiros do Cartaxo comemoram 83 anos ao serviço da população

Os Bombeiros Municipais do Cartaxo (BMC) celebraram 83 anos ao serviço da…

Assembleia Municipal de Mação distingue ambientalista Arlindo Marques

A Assembleia Municipal de Mação atribuiu ao ambientalista Arlindo Consolado Marques o…

NERSANT organiza seminário sobre OE 2020

A NERSANT vai realizar um seminário em parceria com a PwC, sobre…

Lar de idosos na Póvoa de Santarém com 30 infectados pela Covid-19

24 utentes e seis funcionários do Centro de Repouso e Lazer Fonte…