Ontem, num dia completamente dedicado à Juventude, a vila da Chamusca pintou-se de cor e alegria com a presença de cerca de 500 crianças, do ensino pré-escolar e do ensino básico do concelho, que ao longo do dia participaram em várias actividades organizadas pelo Município. Durante a manhã as crianças tiveram oportunidade de assistir a um espetáculo dirigido pelo professor de música João Ferreira, no qual cantaram e dançaram com uma alegria e uma felicidade contagiante.

No dia dedicado à freguesia da Carregueira o certame abriu com uma degustação de torta de laranja, sumo de laranja e morangos, no espaço Petiscaria, confecionada com as doces e suculentas laranjas da Carregueira, seguiu com a actuação do Coro Sénior da Carregueira, com uma demonstração das tradicionais marchas da freguesia, com a atuação do Rancho da Associação de Danças e Cantares “Os Camponeses” e do Rancho Folclórico Etnográfico e Infantil da Carregueira.

A festa continuou noite dentro com os FH5, no Palco Arraial, FunkOff e o Dj Angel da discoteca Kiay, no Palco da Juventude.

O grande concerto da noite ficou a cargo dos Karetus, num concerto épico e inacreditável que levou o público ao rubro num ambiente de euforia e apoteose.

Hoje, quinta-feira de Ascensão, o dia é dedicado à União de Freguesias da Chamusca e do Pinheiro Grande.

É em quinta-feira de espiga que a festa atinge o seu expoente máximo com a tradicional Entrada de Toiros, na qual os toiros percorrem a artéria principal da vila desde o Areal até à centenária praça de toiros.

A vila da Chamusca recebe, neste dia, milhares de aficionados, que vêm em busca da emoção de ver passar os toiros e vivenciar um espetáculo verdadeiramente mágico e único, numa onda de entusiasmo e de emoção, que se traduz numa recriação de outros tempos, numa época em que a população esperava a chegada dos toiros bravos, que eram trazidos da charneca e das ganadarias para a vila, para a tradicional corrida de toiros em Quinta-feira de Ascensão ou para trabalharem nas lides do campo. Nessa altura eram estes animais que puxavam as charruas para lavrar as terras. O dia em que estes animais chegavam era sempre um momento alto e emocionante no concelho. Recorde-se que a Chamusca tem desde há muitos anos uma grande tradição ligada à tauromaquia, sendo que os primeiros registos que existem remontam ao séc. XVII.    

Foto de Arquivo
Foto de Arquivo

O dia começou bem cedo com a Apanha da Espiga (08h00), seguindo-se a cerimónia da Bênção dos Dons da Terra e dos Animais, com a ancestral Entrada de Toiros (12h00), a Degustação Gastronómica da Confraria da Espiga (13h30), no Parque Municipal. À tarde, a centenária Praça de Toiros da Chamusca recebe a tradicional Corrida de Toiros (17h00).

Em praça vão estar os cavaleiros António Telles e João Moura JR e o matador Manuel Dias Gomes. A pegar estão os dois grupos da terra, o Grupo de Forcados Amadores da Chamusca e o Aposento da Chamusca. Durante a corrida serão lidados seis toiros da Ganadaria de Manuel Veiga.

Pela tarde há arraial com o “Trio Pica Cebolas”, degustação das tradicionais trouxas de ovos no espaço Petiscaria, atuação da Tuna Sénior da Chamusca e Pinheiro Grande, a atuação do grupo de Danças e Cantares da Chamusca e do Ribatejo e do Rancho Folclórico e Etnográfico do Pinheiro Grande. À noite sobe ao palco do cineteatro a peça Best Off Paló, do grupo da Associação Chamusc’Arte.

O principal concerto fica a cargo de Rosinha, um dos nomes mais populares da música portuguesa, que com o seu estilo brincalhão e a sua forma tão característica de brincar com as palavras, promete uma vez mais um espetáculo cheio de boa disposição e alegria.

A noite é ainda preenchida com o espetáculo de fados com Manuel João Ferreira, no palco Arraial. No palco Juventude cabe aos Meninos do Rio e ao DJ Kito, da discoteca Seven, animar a festa até de madrugada.

Leia também...

Mais de uma centena de concelhos de 14 distritos em perigo máximo de incêndio

Mais de 100 concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Leiria, Portalegre, Beja, Castelo Branco, Guarda, Aveiro, Coimbra, Viseu, Braga, Porto, Vila Real e Bragança…

Seis distritos do continente sob aviso amarelo na sexta-feira devido à chuva

Os distritos de Santarém, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Portalegre vão estar sob aviso amarelo na sexta-feira devido à previsão de aguaceiros, por…

Banda Filarmónica Gançaria apresenta “Música para Bebés e Crianças”

Com o objectivo de sensibilizar e conduzir o público infantil para o universo da música, a Banda Filarmónica Gançaria organiza dois concertos, a 27…

Festival Nacional de Gastronomia de Santarém recebe concurso “A Abóbora Mais Terrorífica”

É precisamente no Halloween, dia 31 de Outubro, no Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, que vai decorrer a grande final do concurso “A…