A praça de touros do Campo Pequeno, em Lisboa, vai assinalar o Dia da Tauromaquia a 23 de Fevereiro, com actividades relacionadas com a temática e dirigidas a todas as idades, foi hoje anunciado.

A iniciativa, promovida pela PróToiro – Federação Portuguesa de Tauromaquia, vai estender-se às zonas envolventes ao Campo Pequeno.

“Para quem tem curiosidade em conhecer este mundo e esta cultura é um dia em que poderá fazê-lo. É um evento muito focado nos aficionados, mas aberto a quem quer conhecer os valores da tauromaquia”, explicou hoje à agência Lusa o secretário-geral da PróToiro, Helder Milheiro.

O programa, segundo o responsável, inclui iniciativas que prometem “celebrar a afición” e “levar a cultura tauromáquica a vários públicos”.

Além de animação e de actividades pedagógicas para crianças e adultos, estão previstas conferências e demonstrações e aulas de toureio e pegas.

“Queremos que seja um dia para toda a família, em que celebramos a tauromaquia, a cultura tauromáquica e a liberdade cultural”, disse.

Segundo Hélder Milheiro, o evento pretende “criar uma forte dinâmica” na praça de toiros, mas também no largo em torno do edifício do Campo Pequeno.

“É um evento para desfrutar de manhã até ao final do dia, em família ou com amigos, onde não vão faltar insufláveis para os mais novos e toureio para o público mais adulto”, frisou.

O Dia da Tauromaquia termina com a realização de um festival taurino com a participação dos cavaleiros António Ribeiro Telles, Rui Salvador, Luís Rouxinol, Rui Fernandes, Filipe Gonçalves, João Moura Jr., João Telles e Francisco Palha.

Nas lides a pé vão estar em praça os matadores de toiros portugueses António João Ferreira, Nuno Casquinha e Manuel Dias Gomes.

As pegas vão estar a cargo de uma selecção de cabos de grupos de forcados, sendo lidados touros de várias ganadarias.

A época tauromáquica em Portugal abre anualmente no dia 1 de Fevereiro em Mourão (Évora) e, habitualmente, encerra dia 1 de Novembro no Cartaxo (Santarém).

Este ano, em Mourão, vão ser lidados touros de Murteira Grave para a cavaleira Ana Rita e os matadores de toiros José Pepe Luís Vasquez, Octavio Chacón, Nuno Casquinha, Roman e Manolo Vasquez, cabendo as pegas aos forcados de Monsaraz.

O festival taurino vai ter início às 15:00 e os eventuais lucros revertem a favor do Abrigo Infantil de Mourão.

Leia também...

Faleceu o cavaleiro Rui Alexandre

O antigo cavaleiro tauromáquico Rui Alexandre foi morto a tiro na passada…

Céu de um azul infinito, tarde linda, praça à cunha…

Chamusca – 1 de Outubro de 2022 – 16 horas. Corrida à…

Parabéns, José Manuel Duarte!

José Manuel Duarte cumpre no próximo dia 10 de Junho o 30.º…

Luís Miguel Pombeiro em directo… “Temos de parar de brincar às touradas e ser profissionais…”

Muito oportunamente o sítio “TouroeOuro” publicou uma extensa entrevista com o empresário…