De 6 a 8 de Março, o Teatro Sá da Bandeira (TSB), em Santarém, apresenta `Nem Rosas Nem Bombons´, uma ocupação multidisciplinar que assinala o Dia Internacional da Mulher através da criação artística, da reflexão colectiva e do encontro em comunidade. Com co-curadoria de Sara Carinhas e Tiago Fernandes, o projecto propõe três dias de programação contínua, entre conversas, oficinas, exposições, performances, teatro, música e cinema, colocando no centro uma reflexão crítica e sensível sobre o feminismo e a arte, nas suas múltiplas dimensões.
A iniciativa `Oficina de Escrita Documental´ que dá as boas-vindas à ocupação multidisciplinar `Nem Rosas Nem Bombons´, no dia 6 de Março, às 18h30, na Sala Estúdio do TSB, prolonga-se durante os dias 7 e 8, culminando domingo dia 8, às 16h00, com uma leitura pública do trabalho desenvolvido. A oficina dirigida por Marlene Barreto terá como mote a questão `Como Transformar Histórias Reais em Material Narrativo´.
De seguida será inaugurada a exposição `As Senhoras´, de Mag Rodrigues, no Bar do Teatro Sá da Bandeira, que reúne retractos documentais de mulheres com transtornos psiquiátricos internadas na Casa de Saúde da Idanha, abordando a saúde mental feminina a partir de uma perspectiva humanizada e inclusiva.
No mesmo dia, às 19h30, é apresentada a performance `Dragon Soup´, de Carolina Varela, no sub-palco do Teatro.
O dia culmina às 21h30 com o espectáculo `Volta para a tua Terra´, de Keli Freitas, fechando a programação de sexta-feira, dia 6, com uma proposta teatral onde a criadora brasileira usa o afecto para falar de imigração.
No dia 7 de Março, o TSB recebe, ao longo deste dia, a Livraria Greta, que colocará à venda alguns dos seus livros, dedicados ao pensamento e à literatura no feminino. A programação arranca pelas 14h30 com uma conversa sobre literatura feminista com a participação de Sofia Vieira (Livraria Aqui Há Gato, Santarém), Lorena Travassos (Livraria Greta) e Marlene Barreto com moderação de Samuel F. Pimenta, poeta, escritor e artista de Alcanhões (Santarém). Pelas 16h00, o Conservatório de Música de Santarém sob o mote `Vozes no Feminino´, apresentará um momento musical composto por um coro de vozes femininas e piano. Às 17h30, no 1.º andar do Teatro, o público poderá ser testemunha ao vivo do podcast `Memória Futura´, de Laura Falésia, onde conversará com mulheres com mais de 80 anos, sobre liberdade, movimentos sociais e futuro. A tarde acaba com um chá convívio pelas 19h00 onde artistas, espectadores e todos os envolvidos poderão reforçar laços, num momento descontraído e informal.
A noite é marcada pelo concerto da cantora moçambicana Selma Uamusse, às 21h30, com abertura da actriz e cantora Rita Cruz, que partilhará pela primeira vez ao vivo músicas do seu novo álbum.
No dia 8, último dia de `Nem Rosas Nem Bombons´, conta com a presença da Amora – Clube de Literatura e de Escrita de Mulheres, que acompanhará a programação ao longo do dia com a sua loja de objectos alusivos à literatura feminina.
A programação inicia-se às 11h00, em parceria com o Cineclube de Santarém, com a exibição do filme de animação `A Minha Família Afegã´, de Michaela Pavlátová.
Às 14h30, terá lugar a apresentação, em formato de partilha pública, do trabalho desenvolvido ao longo dos três dias na Oficina de Escrita Documental, orientada por que Marlene Barreto e realizada com pessoas da comunidade.
Pelas 16h00, o Conservatório de Música de Santarém regressa à programação com mais música pelo Grupo de Percussão.
Às 16h30, destaque para a conversa com os elencos de `Casa Abrigo´ e `Mulheres às Armas´, duas recentes séries portuguesas. Estarão presentes as actrizes Maria João Pinho, Leonor Silveira e Maria João Vaz (de Casa Abrigo), e Dalila Carmo e Inês Rosado (de Mulheres às Armas), numa conversa moderada por Sara Carinhas.
`Nem Rosas Nem Bombons´ termina com uma Roda de Samba do Colectivo Gira, às 18h00, no Foyer Bar do Teatro, criando um momento de libertação da alma e dos corpos.
À excepção do espectáculo `Volta para a tua Terra´, no dia 6 e do concerto de Selma Uamusse, no dia 7, todas as outras actividades são gratuitas.
