Por deliberação, unânime e aclamada, da Assembleia Geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santarém, extraordinariamente reunida para o efeito no passado sábado, dia 16 de Outubro, foi atribuído ao Quartel Sede desta Corporação escalabitana o nome do actual Presidente da Direcção, Diamantino Cordeiro Duarte.

Objectivo antigo da Associação, que durante mais de meio século tentou encontrar uma solução para a substituição do degradado e exíguo Quartel instalado na Rua Dr. Teixeira Guedes, foi apenas no ano de 2004, que a Direcção, já então sob presidência de Diamantino Duarte, logrou concretizar um acordo com a empresa António Jorge & Filhos, Lda. e com a Câmara Municipal de Santarém, para a construção do novo edifício na Rua Prof. Dr. Joaquim Veríssimo Serrão.

Em Novembro de 2007 foi, então, inaugurado o novo Quartel, muito funcional, amplo e com um projecto de arquitectura moderno, capaz de dialogar com o espaço envolvente.

Segundo a Proposta apresentada pelos Órgãos Sociais da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santarém, “Mau grado a ausência de comparticipação do Estado na construção e no apetrechamento operacional do novo Quartel, a Associação Humanitária, com o apoio parcial da Câmara Municipal de Santarém, logrou concretizar este grande sonho, não hipotecando o futuro da Corporação e mantendo as condições de operacionalidade condignas para todos quantos de uma forma abnegada servem a nossa Corporação. Sem desdouro para nenhum Director que anteriormente tenha dado o seu contributo à nossa Associação – a quem queremos render em permanência o preito da nossa homenagem e gratidão – esta obra tudo deve à capacidade empreendedora, à dedicação e à ousadia do actual Presidente da Direcção, Senhor Diamantino Cordeiro Duarte.”

PUBLICIDADE

A atribuição do nome de Diamantino Cordeiro Duarte ao Quartel dos Bombeiros Voluntários de Santarém inscreve-se no âmbito das comemorações do 150.º aniversário da Corporação, efeméride que se registará no próximo dia 29 de Outubro.

PUBLICIDADE
Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo,…