O rejoneador luso-espanhol Diego Ventura encerrou-se no passado domingo, dia 7 de Maio, em Jerez de la Frontera, enfrentando toiros de distintas ganadarias, nomeadamente, por ordem de saída, Lagunajanda, Nuñez del Cuvillo, Fuente Ymbro, Torrestrella, Los Espartales e Fermín Bohórquez.

O resultado artístico foi magnífico, numa demonstração de poderio, arte, técnica e valor, que haveria de lhe possibilitar cortar seis orelhas e um rabo, e não foram mais troféus porque o presidente da corrida fez ouvidos de mercador aos insistentes pedidos do público (respeitável?!!!) após as lides dos terceiro e quarto toiros.

Segundo o cronista do Mundotoro, “Não há adjectivos. Será a própria História que há-de encontrar o lugar reservado para um rejoneador que escreve o seu nome a letras douradas. Diego Ventura, o número um do rejoneio! Uma peça chave na sua evolução.

Porque é impossível entender este, ignorando o rejoneador de La Puebla del Río. Tarde redonda em Jerez. Seis orelhas e um rabo na sua sétima “encerrona”. O público, que esgotou a lotação da praça, empolgou-se. E a rubrica de duas memoráveis faenas a dois bons toiros de Los Espartales e Fermín Bohórquez. Aula magistral numa tarde de grande variedade. Domínio total. O rejoneio leva escrito o nome de Diego Ventura.”

No quarto toiro da ordem, da ganadaria Torrestrella, Diego Ventura convidou os dois cavaleiros “sobressalientes” a intervirem – o português Duarte Fernandes e o espanhol Martin Ferrer, tendo ambos estado em muito bom nível.

O Forcado Manuel Pinto, que será o próximo Cabo dos Amadores de Alcochete sucedendo a Nuno Santana, pegou, à segunda tentativa, o terceiro toiro da triunfal encerrona de Diego Ventura, da ganadaria Fuente Ymbro, deixando enorme ambiente nesta sua estreia em Jerez.

Leia também...

Hospital de Vila Franca de Xira investe cinco milhões de euros em eficiência energética

O Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX) vai investir cinco milhões de euros para realizar a reconversão energética das instalações, nomeadamente com a…

Município de Abrantes anuncia adiamento do Festival ao Alto

O Município de Abrantes, após cuidada apreciação e ponderação, decidiu adiar o Festival ao Alto devido à instabilidade das condições meteorológicas previstas para este…

“Fumo branco” na União de Freguesias da Cidade de Santarém

Depois de várias semanas de impasse político, o executivo da União de Freguesias da Cidade de Santarém foi finalmente eleito, ao final da tarde…

Consumo de broa de milho continua desaconselhado em Leiria, Santarém, Coimbra e Aveiro

A recomendação de não consumo de broa de milho em Leiria, Santarém, Coimbra e Aveiro mantém-se e foram retiradas do mercado as matérias-primas envolvidas…