O rejoneador luso-espanhol Diego Ventura encerrou-se no passado domingo, dia 7 de Maio, em Jerez de la Frontera, enfrentando toiros de distintas ganadarias, nomeadamente, por ordem de saída, Lagunajanda, Nuñez del Cuvillo, Fuente Ymbro, Torrestrella, Los Espartales e Fermín Bohórquez.

O resultado artístico foi magnífico, numa demonstração de poderio, arte, técnica e valor, que haveria de lhe possibilitar cortar seis orelhas e um rabo, e não foram mais troféus porque o presidente da corrida fez ouvidos de mercador aos insistentes pedidos do público (respeitável?!!!) após as lides dos terceiro e quarto toiros.

Segundo o cronista do Mundotoro, “Não há adjectivos. Será a própria História que há-de encontrar o lugar reservado para um rejoneador que escreve o seu nome a letras douradas. Diego Ventura, o número um do rejoneio! Uma peça chave na sua evolução.

Porque é impossível entender este, ignorando o rejoneador de La Puebla del Río. Tarde redonda em Jerez. Seis orelhas e um rabo na sua sétima “encerrona”. O público, que esgotou a lotação da praça, empolgou-se. E a rubrica de duas memoráveis faenas a dois bons toiros de Los Espartales e Fermín Bohórquez. Aula magistral numa tarde de grande variedade. Domínio total. O rejoneio leva escrito o nome de Diego Ventura.”

No quarto toiro da ordem, da ganadaria Torrestrella, Diego Ventura convidou os dois cavaleiros “sobressalientes” a intervirem – o português Duarte Fernandes e o espanhol Martin Ferrer, tendo ambos estado em muito bom nível.

O Forcado Manuel Pinto, que será o próximo Cabo dos Amadores de Alcochete sucedendo a Nuno Santana, pegou, à segunda tentativa, o terceiro toiro da triunfal encerrona de Diego Ventura, da ganadaria Fuente Ymbro, deixando enorme ambiente nesta sua estreia em Jerez.

Leia também...

Chamusca recebe Congresso Internacional de Tauromaquia

A Chamusca acolhe, de 11 a 13 de Julho, o Congresso Internacional de Tauromaquia “Homens e Toiros, Cultura e Desenvolvimento”, integrado no programa de…

Em pleno século XXI, ainda há pessoas com deficiência escondidas, isoladas, abandonadas

A Comunidade Católica com Deficiência Visual promoveu, este domingo, um encontro de oração para assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e alertar…

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de desbaste de eucaliptos, na tarde desta quarta-feira, 14 de Abril, na Estrada…

Quadro do tempo: As conversas das famílias

Segundo a revista Sábado de há dias, mais de 70 políticos e ex-políticos receberam um valor superior a 1,2 milhões de euros pelas empresas…