A Diocese de Santarém lançou o livro “Catedral e Museu Diocesano de Santarém”, um contributo para “o conhecimento e valorização” deste património, reconhecido pelos prémios Vasco Vilalva, da Fundação Calouste Gulbenkian (2014), e Património Cultural/Europa Nostra 2016.

“Esta publicação teve a sua génese em 2011, por ocasião das comemorações dos 300 anos da edificação da Catedral, desenvolveu-se após a implementação da Rota das Catedrais e a consequente abertura do Museu, tornando-se um trabalho fundamental para o conhecimento e valorização deste empreendimento que a cidade, o país e a Europa viram reconhecidos”, lê-se numa nota da Diocese de Santarém.

Iniciativa do director do Museu Diocesano de Santarém, Joaquim Ganhão, o livro tem coordenação de Eva Raquel Neves e reúne um conjunto de sete estudos históricos e artísticos sobre o edifício do antigo Colégio Jesuíta, Igreja e património artístico.

A monografia sobre a Catedral é complementada com um estudo catalográfico das colecções do Museu Diocesano (165 entradas de peças), reunindo contributos de mais de 50 especialistas nas respectivas áreas de investigação.

“Esta valiosa e ampla colaboração consolida, ainda mais, a consciência de que Santarém e o território da Diocese reúnem um vasto e importantíssimo património artístico que, uma vez conservado, carece de empenhado estudo e divulgação, em prol das comunidades”, acrescenta a nota.

O livro, com 440 páginas, “ricamente ilustradas”, está à venda na loja do Museu Diocesano de Santarém, podendo, igualmente, ser encomendado através do email geral@museudiocesanodesantarem.pt ou por telefone, adianta.

Leia também...

Livro revela ligação de Camões a Santarém

Uma investigação conduzida pelo historiador de arte Vítor Serrão e pelo investigador Mário Rui Silvestre trouxe à luz um poema inédito de Luís de…

“O Património do concelho só pode ser mais cuidado quando houver uma política cuidadora no seu todo”

Integrado nas comemorações dos 450 anos da paróquia de Vale de Figueira, que se assinalou no passado sábado, dia 8 de Agosto, José Gaspar…

Igreja da Misericórdia de Coruche classificada como monumento de interesse público

A Igreja da Misericórdia de Coruche, fundada em 1580, foi classificada esta quinta-feira, 26 de Março, como monumento de interesse público, por se tratar…

“Sabores e Saberes” assinala a partir de hoje 40 anos do Festival de Gastronomia

A Casa do Campino, em Santarém, recebe hoje a abertura do evento “Sabores e Saberes – 40 anos de História”, uma iniciativa que decorre…