A Diocese de Santarém lançou o livro “Catedral e Museu Diocesano de Santarém”, um contributo para “o conhecimento e valorização” deste património, reconhecido pelos prémios Vasco Vilalva, da Fundação Calouste Gulbenkian (2014), e Património Cultural/Europa Nostra 2016.

“Esta publicação teve a sua génese em 2011, por ocasião das comemorações dos 300 anos da edificação da Catedral, desenvolveu-se após a implementação da Rota das Catedrais e a consequente abertura do Museu, tornando-se um trabalho fundamental para o conhecimento e valorização deste empreendimento que a cidade, o país e a Europa viram reconhecidos”, lê-se numa nota da Diocese de Santarém.

Iniciativa do director do Museu Diocesano de Santarém, Joaquim Ganhão, o livro tem coordenação de Eva Raquel Neves e reúne um conjunto de sete estudos históricos e artísticos sobre o edifício do antigo Colégio Jesuíta, Igreja e património artístico.

A monografia sobre a Catedral é complementada com um estudo catalográfico das colecções do Museu Diocesano (165 entradas de peças), reunindo contributos de mais de 50 especialistas nas respectivas áreas de investigação.

“Esta valiosa e ampla colaboração consolida, ainda mais, a consciência de que Santarém e o território da Diocese reúnem um vasto e importantíssimo património artístico que, uma vez conservado, carece de empenhado estudo e divulgação, em prol das comunidades”, acrescenta a nota.

O livro, com 440 páginas, “ricamente ilustradas”, está à venda na loja do Museu Diocesano de Santarém, podendo, igualmente, ser encomendado através do email geral@museudiocesanodesantarem.pt ou por telefone, adianta.

Leia também...

Etnografia & Folclore : O namoro noutros tempos (II)

Mesmo em criança, na escola primária ou durante os pequenos afazeres campestres, já se acentuavam algumas tendências afectuosas entre rapazes e raparigas, o que…

Escola de acordeão Andreia Sofia conquista 2º lugar no “Acordeão d’Ouro”

Concurso promovido pelo programa Praça da Alegria, da RTP

Carlos Amado expõe “Destruição das Cidades” no Fórum Mário Viegas

O artista plástico Carlos Amado inaugura amanhã, sábado, pelas 17h30, no Fórum Actor Mário Viegas do Centro Cultural Regional de Santarém a exposição “Destruição…

Ricardo Gama e João Correia apresentam “A Vida, a Alma e a Viagem” no Teatro Sá da Bandeira

Ricardo Gama e João Correia apresentam “A Vida, a Alma e a Viagem” no Teatro Sá da Bandeira – TSB, em Santarém, amanha, sábado,…