A Diocese de Santarém lançou o livro “Catedral e Museu Diocesano de Santarém”, um contributo para “o conhecimento e valorização” deste património, reconhecido pelos prémios Vasco Vilalva, da Fundação Calouste Gulbenkian (2014), e Património Cultural/Europa Nostra 2016.

“Esta publicação teve a sua génese em 2011, por ocasião das comemorações dos 300 anos da edificação da Catedral, desenvolveu-se após a implementação da Rota das Catedrais e a consequente abertura do Museu, tornando-se um trabalho fundamental para o conhecimento e valorização deste empreendimento que a cidade, o país e a Europa viram reconhecidos”, lê-se numa nota da Diocese de Santarém.

Iniciativa do director do Museu Diocesano de Santarém, Joaquim Ganhão, o livro tem coordenação de Eva Raquel Neves e reúne um conjunto de sete estudos históricos e artísticos sobre o edifício do antigo Colégio Jesuíta, Igreja e património artístico.

A monografia sobre a Catedral é complementada com um estudo catalográfico das colecções do Museu Diocesano (165 entradas de peças), reunindo contributos de mais de 50 especialistas nas respectivas áreas de investigação.

“Esta valiosa e ampla colaboração consolida, ainda mais, a consciência de que Santarém e o território da Diocese reúnem um vasto e importantíssimo património artístico que, uma vez conservado, carece de empenhado estudo e divulgação, em prol das comunidades”, acrescenta a nota.

O livro, com 440 páginas, “ricamente ilustradas”, está à venda na loja do Museu Diocesano de Santarém, podendo, igualmente, ser encomendado através do email geral@museudiocesanodesantarem.pt ou por telefone, adianta.

Leia também...

David Antunes lança nova música “Vai Ficar Tudo Bem”, uma mensagem positiva para a quarentena

O músico escalabitano David Antunes lançou esta segunda-feira, 20 de Março, uma nova música “Vai ficar tudo bem”, uma canção para invadir as redes…

Ourém: Exposição do Museu Nacional do Traje nos Paços do Concelho

A exposição itinerante do Museu Nacional do Traje “Do Romantismo à Modernidade: a Moda em Portugal de 1850 a 1950” está patente até 27…

Seller Danza apresenta no Cartaxo espectáculo atrás das vidraças com público no exterior

 A companhia Seller Danza apresenta, na sexta-feira à noite, “Tetralogia de um transgressor”, a partir do interior do Centro Cultural do Cartaxo, ficando o…

100º aniversário de Alexandre O’Neill assinalado em Constância

Esta quinta-feira, 19 de dezembro, a Biblioteca Municipal Alexandre O’Neill, em Constância, celebrou o 100.º aniversário do poeta com a atribuição dos prémios da…