A Diocese de Santarém lançou o livro “Catedral e Museu Diocesano de Santarém”, um contributo para “o conhecimento e valorização” deste património, reconhecido pelos prémios Vasco Vilalva, da Fundação Calouste Gulbenkian (2014), e Património Cultural/Europa Nostra 2016.

“Esta publicação teve a sua génese em 2011, por ocasião das comemorações dos 300 anos da edificação da Catedral, desenvolveu-se após a implementação da Rota das Catedrais e a consequente abertura do Museu, tornando-se um trabalho fundamental para o conhecimento e valorização deste empreendimento que a cidade, o país e a Europa viram reconhecidos”, lê-se numa nota da Diocese de Santarém.

Iniciativa do director do Museu Diocesano de Santarém, Joaquim Ganhão, o livro tem coordenação de Eva Raquel Neves e reúne um conjunto de sete estudos históricos e artísticos sobre o edifício do antigo Colégio Jesuíta, Igreja e património artístico.

A monografia sobre a Catedral é complementada com um estudo catalográfico das colecções do Museu Diocesano (165 entradas de peças), reunindo contributos de mais de 50 especialistas nas respectivas áreas de investigação.

“Esta valiosa e ampla colaboração consolida, ainda mais, a consciência de que Santarém e o território da Diocese reúnem um vasto e importantíssimo património artístico que, uma vez conservado, carece de empenhado estudo e divulgação, em prol das comunidades”, acrescenta a nota.

O livro, com 440 páginas, “ricamente ilustradas”, está à venda na loja do Museu Diocesano de Santarém, podendo, igualmente, ser encomendado através do email geral@museudiocesanodesantarem.pt ou por telefone, adianta.

Leia também...

Teatro Sá da Bandeira recebeu a sessão de abertura do Festival Internacional de Cinema de Santarém

O Teatro Sá da Bandeira recebeu ontem, dia 24 de Maio, a sessão de abertura do Festival Internacional de Cinema de Santarém (FICS). Designando-se…

Central do Caldeirão recebe lançamento do Livro “Uma história da eletricidade em Torres Novas”

A Central do Caldeirão, em Torres Novas, vai receber o lançamento do livro “Uma história da eletricidade em Torres Novas, no próximo sábado, dia…

Festival da Sopa da Pedra em Almeirim adiado para 2021

A Confraria Gastronómica de Almeirim e a Câmara Municipal de Almeirim decidiram adiar para 2021 o Festival da Sopa da Pedra, por entenderem não…

Chamusca recebe concerto de Célia Barroca e o seu “Indifado”

A fadista Célia Barroca apresenta este sábado, dia 23 de Março, às 21h00, no Cineteatro da Chamusca, o seu concerto com “O Indifado”, um…