O bispo de Santarém anunciou que as comunidades católicas da diocese vão ajudar a ajudar população de Pemba, em Moçambique, atingida pelas cheias de 2019, com os donativos recolhidos durante a próxima Quaresma.

“A Renúncia Quaresmal de 2020 será destinada à missão de Pemba (Moçambique). É lá que se encontra o Padre Ricardo Marques, sacerdote missionário da Boa Nova, natural da nossa Diocese (Moita do Norte – Vila Nova da Barquinha), Vigararia de Entroncamento”, indica D. José Traquina, na sua mensagem para a Quaresma deste ano.

O objectivo é que os missionários possam “dar apoio às muitas pessoas atingidas pelas cheias e que se encontram sem residência”, na localidade moçambicana.

Em 2019, a Diocese de Santarém, orientou a sua Renúncia Quaresmal para as necessidades das pessoas assistidas pela Cáritas da Venezuela, reunindo 14 mil euros.

A Quaresma é um tempo de 40 dias que tem início esta quarta-feira com a celebração de Cinzas, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão.

D. José Traquina fala num “tempo de conversão e recuperação para a vida cristã, daqueles que se afastaram da comunhão com Cristo e com a sua Igreja”.

O responsável católico sublinha, em particular, o cuidado da Pastoral dos Baptismos, incluindo o Catecumenado de Adultos, com catequeses específicas.

A diocese vai aderir à iniciativa ‘24 horas para o Senhor’, proposta pelo Papa Francisco como tempos especialmente dedicados à oração, à Penitência e à celebração da Eucaristia, este ano de 20 para 21 de Março.

Leia também...
Foto de Arquivo

Oito vítimas mortais nas estradas do Distrito de Santarém em Janeiro e Fevereiro

Os acidentes nas estradas portugueses provocaram 83 mortos nos primeiros dois meses…

“Teremos um Natal diferente, menos aconchegado no calor dos nossos abraços e dos afetos. Mas não deixemos que isso nos desanime”

Paulo Queimado – Câmara Municipal da Chamusca O que está pensado no…
Foto ilustrativa

Bancária de 43 anos acusada de desviar mais de 120 mil euros

Uma bancária de 43 anos, residente em Tomar, foi formalmente acusada de…
Imagem ilustrativa

Bombeiro morre por “doença súbita” no fogo das Caldas da Rainha

O incêndio que deflagrou hoje às 13:45 em Rostos, nas Caldas da…