A Coordenação Distrital do Bloco de Esquerda de Santarém reuniu recentemente com o Instituto da Segurança Social – Santarém (ISS) para avaliar a resposta social da instituição à situação da pandemia ao nível distrital.

Segundo um comunicado do Bloco de Esquerda (BE) de Santarém, a recolha de informação permitiu à delegação “avaliar como globalmente positiva a resposta às solicitações de apoios sociais por parte da população, tendo em conta o aumento exponencial dos pedidos por parte de famílias, empresas e entidades de solidariedade social”.

“Não obstante, é preocupante o aumento do número de pessoas desempregadas até ao final de Maio, valor que aumentou 57% em apenas dois meses”, refere a mesma fonte.

Já em relação aos casos de infecção pela Covid-19 em dois lares ilegais, em Abrantes e Santarém, o BE considera ser “muito preocupante a existência de cerca de 200 destes lares em circunstâncias análogas”, o que segundo o partido significa que “mais de 1.000 idosos/as que residem permanentemente em instalações inadequadas e com insuficiente apoio sócio sanitário em todo o distrito, mas com especial concentração em Benavente, Coruche e Salvaterra de Magos”.

Para o BE é “urgente e indispensável o estabelecimento de políticas concertadas de intervenção na prestação de cuidados residenciais à população dependente que sobreponha os valores da dignidade humana aos interesses meramente lucrativos”.

Leia também...

Obras em passagem de nível suspendem trânsito na EN 3-3 em Santana/Cartaxo

O trânsito rodoviário na Estrada Nacional 3-3 vai estar suspenso entre dia…

Morreu José Alexandre Silva, fundador do Centro de Bem-Estar Social de Vale de Figueira

Faleceu hoje de manhã, vítima de doença prolongada, o carismático fundador do…

IPSantarém é Marca Entidade Empregadora Inclusiva

O Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) é ‘Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2019’,…

‘Graffiters’ pintam montras de lojas devolutas do centro de Santarém para reduzir impacto do “vazio”

As montras de algumas lojas devolutas no centro histórico de Santarém foram…