A Comissão Política Distrital (CPD) do PSD de Santarém exige intervenção urgente da empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP) na passagem de nível da Linha do Norte junto a Santarém, na sequência de mais um acidente mortal no concelho de Santarém, na passada quarta-feira, 22 de Abril, três anos e meio depois de um outro acidente ter provocado a morte de uma pessoa.
Em comunicado, a CPD do PSD refere que se solidariza com “a posição tomada pela Câmara Municipal de Santarém” e lamenta a “ausência de intervenção do Estado já tenha “custado” duas vítimas mortais” naquela passagem de nível.
“A Câmara Municipal de Santarém desenvolveu um conjunto de procedimentos, no seguimento do acordado entre entidades, nomeadamente, procedeu à avaliação da sinalização de trânsito de acesso às Passagens de Nível, tendo a mesma sido implementada em 23 de Janeiro de 2018 e complementada/reforçada em 6 de Fevereiro de 2019”, lembra CDP/PSD no mesmo comunicado.
“Ficou igualmente acordado que, relativamente às intervenções consideradas necessárias nas referidas Passagens de Nível, a IP assumiria a elaboração do projecto e expropriações necessárias e o Município o lançamento da empreitada e contratação de fiscalização”, recorda.
A comissão política assinala que “até à presente data, apesar de o Município de Santarém ter, já, dado parecer sobre o estudo prévio elaborado pela IP, nenhuma outra comunicação recebeu este Município da IP” e lamenta ainda que a administração central “não assuma as suas responsabilidades, ignora a necessidade de prevenção da segurança e vida da comunidade”.
“A CPD/PSD de Santarém reforça a necessidade de o Governo dar seguimento ao projecto estratégico do desvio da Linha do Norte, a política de cativações levada a cabo pelo Governo, continua a devastar o desenvolvimento e crescimento de Portugal”, conclui a nota.