O dispositivo de combate a incêndios no distrito de Santarém para a fase mais crítica é idêntico ao de 2018, com 658 operacionais, 151 veículos e quatro meios aéreos, disse fonte da proteção civil.

O comandante distrital de operações de socorro de Santarém, Mário Silvestre, disse à Lusa que o dispositivo “sofreu um incremento” nos níveis II (15 a 31 de Maio) e III (01 a 30 de Junho), “atendendo à previsibilidade do agravamento do risco de incêndio para o período em causa, tal como se veio a verificar”.

“Em termos gerais, o dispositivo sofreu um incremento de meios disponíveis, muito por força das novas Equipas de Intervenção Permanente (EIP), num total de 20 equipas e 100 operacionais”, afirmou.

Na fase IV (de 1 de Julho a 30 de Setembro), a mais crítica, o dispositivo distrital de Santarém contará com 50 Equipas de Combate a Incêndios (ECIN) mais 25 Equipas Logísticas de Apoio ao Combate (ELAC), neste caso mais duas do que em 2018.

Estarão disponíveis 151 veículos e 658 operacionais (300 dos corpos de bombeiros, 100 das EIP, 102 sapadores florestais – 30 das comunidades intermunicipais da Lezíria e do Médio Tejo, 44 da AFOCELCA – Agrupamento Complementar de Empresas de Protecção Contra Incêndios e 28 da Associação de Produtores Florestais -,60 militares do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro, 32 agentes da PSP e 55 militares da GNR/SEPNA).

Conforme a directiva nacional, no distrito estarão ainda posicionados quatro meios aéreos, um helicóptero ligeiro e um pesado em Ferreira do Zêzere, um ligeiro em Pernes e um médio no Sardoal.

No âmbito do comando e controlo, o dispositivo conta com um comandante em permanência no Comando Distrital, um assistente de operações, dois comandantes de operações em permanência na Lezíria e no Médio Tejo, três equipas de posto de comando operacional e oito equipas de reconhecimento e avaliação da situação.

No apoio ao combate, estarão disponíveis oito máquinas de rasto e quatro veículos de comando e comunicações.

A apresentação pública do dispositivo realizou-se em 10 de maio, em sede de Comissão Distrital de Protecção Civil, com a presença dos presidentes de Câmara do distrito, presidentes de Junta e agentes de protecção civil, disse.

Leia também...
Foto de Arquivo

Detido por violência doméstica no Cartaxo

O Comando Distrital de Santarém da PSP, através da Esquadra do Cartaxo…

Suspeito de tráfico de droga e homem com várias armas detidos pela PSP em Santarém

Um jovem de 18 anos foi detido pela PSP de Santarém na…

Mais uma noite de ‘Jazz ao Centro’ com Manuel Brito Trio em Santarém

O Centro Cultural Regional de Santarém acolhe este sábado, dia 25 de…

JF da Póvoa da Isenta reabre secretaria com condicionamentos

A Junta de Freguesia da Póvoa da Isenta reabriu o atendimento presencial…