O distrito de Santarém apresenta esta quinta-feira, 28 de Maio, um risco elevado de incêndio em 19 concelhos da região. Os restantes dois, Mação e Sardoal estão no nível de risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Para além do distrito de Santarém, o IPMA colocou também vários concelhos dos distritos de Faro, Beja, Portalegre, Castelo Branco, Leiria, Coimbra, Viseu, Guarda, Vila Real e Bragança em risco elevado de incêndio.

De acordo com a mesma fonte, pelo menos até ao fim-de-semana vai manter-se o risco de incêndio muito elevado em vários concelhos do continente. Este risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade durante a tarde, em especial no interior norte e centro, onde há possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante leste, rodando para o quadrante norte a partir da tarde, sendo por vezes forte, com rajadas até 60 quilómetros por hora, nas terras altas até final da manhã e a partir do final da tarde.

É esperada uma temperaturas mínima de 20 graus e a máxima de 36 graus celsius em Santarém.

Leia também...

Santarém mantém aviso laranja por causa do calor

O distrito de Santarém mantém-se em aviso laranja devido à persistência de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).…

Obras da Extensão de Saúde de Montalvo suspensas

As obras de construção da Extensão de Saúde de Montalvo, no concelho de Constância, foram suspensas por tempo indeterminado por solicitação do empreiteiro responsável…

Número de casos recuperados sobe para 81 no distrito de Santarém

O distrito de Santarém chegou aos 81 casos de recuperação da covid-19 esta segunda-feira, 20 de Abril. Já em relação ao número de casos…

Centro Hospitalar do Médio Tejo anuncia redução de 14 milhões de euros na dívida total

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) reduziu a sua dívida, de 37,1 milhões de euros (ME), em 2013, para os 23 ME, em…