O distrito de Santarém apresenta esta quinta-feira, 28 de Maio, um risco elevado de incêndio em 19 concelhos da região. Os restantes dois, Mação e Sardoal estão no nível de risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Para além do distrito de Santarém, o IPMA colocou também vários concelhos dos distritos de Faro, Beja, Portalegre, Castelo Branco, Leiria, Coimbra, Viseu, Guarda, Vila Real e Bragança em risco elevado de incêndio.

De acordo com a mesma fonte, pelo menos até ao fim-de-semana vai manter-se o risco de incêndio muito elevado em vários concelhos do continente. Este risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade durante a tarde, em especial no interior norte e centro, onde há possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante leste, rodando para o quadrante norte a partir da tarde, sendo por vezes forte, com rajadas até 60 quilómetros por hora, nas terras altas até final da manhã e a partir do final da tarde.

É esperada uma temperaturas mínima de 20 graus e a máxima de 36 graus celsius em Santarém.

Leia também...

Chaimites voltam ao Terreiro do Paço para rodagem de filme sobre Salgueiro Maia

Volvidos 46 anos sobre a Revolução, dois chaimites voltam ao Terreiro do…

Mais uma noite de ‘Jazz ao Centro’ com Manuel Brito Trio em Santarém

O Centro Cultural Regional de Santarém acolhe este sábado, dia 25 de…

Surto em lar da Misericórdia de Coruche provocou 17 mortes

O surto da covid-19 no lar da Misericórdia de Coruche, que chegou…

PSP resgata Coruja das Torres

A Brigada de Protecção Ambiental da Polícia de Segurança Pública de Tomar…