Foto ilustrativa

O distrito de Santarém e outros 11 distritos do País apresentam esta segunda-feira, 22 de Junho, risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV) e o resto do país está com níveis muito elevados, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco extremo estão os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Setúbal, Évora, Beja e Faro.

Para estes distritos com risco extremo, o IPMA recomenda que se evite o mais possível a exposição ao sol.

O IPMA colocou também em risco muito elevado de exposição à radiação UV os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria e Lisboa, o arquipélago da Madeira e dos Açores, com excepção da ilha das Flores (Grupo ocidental), que está com níveis elevados.

Para as regiões com risco muito elevado, o IPMA recomenda a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protector solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Leia também...

Escola Agrária de Santarém de luto por morte de docente vítima de acidente de viação

A Escola Agrária de Santarém está de luto pela morte do professor António Gomes, que faleceu vítima de acidente de viação na passada segunda-feira,…

Assinado acordo de cooperação para constituição da Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Lezíria do Tejo

Foi assinado esta manhã, na sede da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) em Santarém o acordo de cooperação para a constituição da…

Águas do Ribatejo investiu 80 ME na protecção dos recursos hídricos

A propósito do Dia Mundial da Monitorização da Água efeméride que se assinalou este sábado, dia 18, com o intuito de sensibilizar e consciencializar…

Águas do Ribatejo prevê investir 21 milhões de euros em três anos

A empresa intermunicipal Águas do Ribatejo (AR) prevê investir mais de 21 milhões de euros até 2021 nos sistemas de tratamento de águas residuais…