Foto ilustrativa

O distrito de Santarém e outros 11 distritos do País apresentam esta segunda-feira, 22 de Junho, risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV) e o resto do país está com níveis muito elevados, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco extremo estão os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Setúbal, Évora, Beja e Faro.

Para estes distritos com risco extremo, o IPMA recomenda que se evite o mais possível a exposição ao sol.

O IPMA colocou também em risco muito elevado de exposição à radiação UV os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria e Lisboa, o arquipélago da Madeira e dos Açores, com excepção da ilha das Flores (Grupo ocidental), que está com níveis elevados.

Para as regiões com risco muito elevado, o IPMA recomenda a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protector solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Leia também...

Nove arguidos acusados de planear e executar furto, 14 de encenar recuperação no caso de Tancos

Nove dos 23 arguidos do caso de Tancos são acusados de planear e executar o furto do material militar dos paióis nacionais e os…

Acidente provoca um morto e seis feridos, quatro deles graves, em Almeirim

Um morto e seis feridos, quatro deles graves e dois leves, foi o resultado de um despiste este domingo, 2 de Junho, na Estrada…

Bombeiros de Freixianda com calendário solidário para angariar verbas

Como é tradição, e tendo como objectivo desejar as boas festas à população da sua área de actuação, e ao mesmo tempo angariar alguns…

Sindicato aponta mais de 85% e empresa 38,3% de adesão a greve nas rodoviárias de Santarém e Leiria

O sindicato dos trabalhadores das rodoviárias do Oeste, Lis e Tejo (distritos de Leiria e Santarém) afirmou que a adesão à greve de hoje…