O documentário “O Plano B”, inserido na programação das Comemorações do 25 de Abril, vai ser exibido no próximo dia 20 de Abril, pelas 21h30, no Teatro Taborda, em Santarém. A iniciativa terá ainda uma conversa com o Coronel Correia Bernardo.

O filme fala sobre o início da preparação da revolução de Abril, que teve o seu início em Novembro de 1973, quando um grupo de oficiais se juntou em Aveiras, na adega do então capitão Capão, para acertar a operação.

Era um segredo muito bem divulgado. Todos sabiam que iria acontecer aquela prova de vinho novo; todos, excepto os envolvidos, ignoravam a verdadeira motivação do encontro. Ali viria a ficar tudo decidido. Quem faz o quê, com que meios, como.

Voltar àquele local, após tantos anos, foi um desfiar de memórias e de emoções para o Coronel Correia Bernardo. Com olhar brilhante e voz embargada, foi descrevendo: “Eu estava aqui, com o Maia! Ali estava o Vasco Lourenço! Daquele lado os paraquedistas!… e o Vasco a certa altura avançou: – Vocês de Santarém é que vão avançar! – Nós, mas nem temos munições!… (é verdade, o paiol tinha explodido uns anos antes e…). depois de um breve silencio, Santarém respondeu – Está bem. Deem-nos algum tempo para preparação e nós avançamos”.

Depois foi o regresso a Santarém e nem o Maia, nem o Bernardo, disseram palavra. O peso da responsabilidade e do desafio sobre os jovens ombros.

Era um caminho sem retorno. E se as coisas não corressem bem em Lisboa? O que fazer a seguir? Havia que acautelar essa possibilidade. Assegurar o regresso da coluna e… No silêncio apenas cortado pelo barulho suave do motor do automóvel, aquelas duas cabeças, pesavam possibilidades, mediam riscos, acautelavam meios. Começara o planeamento da operação…

O documentário “O Plano B”, foi produzido pela “Comemorações do 25 de Abril – Associação Cultural” e realizado pela produtora Tremoço. A entrada é efectuada mediante convite, disponíveis no Círculo Cultural a partir do dia 19, entre as 14H30 e as 19H00.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Associação ‘Praça Maior’ fecha gestão da Praça de Touros ‘Celestino Graça’ com sentido de missão cumprida

A Associação “Praça Maior”, responsável pela organização das corridas de toiros na…

Gilberto Gil dá concerto com Adriana Calcanhotto em Santarém

A 7 de Novembro.