Dois médicos e um funcionário do Hospital Distrital de Santarém (HDS) que testaram positivo à covid-19 terão violado o dever de confinamento obrigatório. A denúncia foi feita por Paulo Sintra, director clínico da unidade hospitalar, que condenou a atitude dos profissionais e admitiu que se trata “de um caso de polícia”.

“Temos uma médica que foi vista a fazer compras numa grande superfície, portanto, no meio de uma série de pessoas e outro médico e um administrativo que foram vistos a frequentar um funeral”, denunciou Paulo Sintra, em declarações à SIC.

O director clínico notou ainda que hospital não tem capacidade para controlar a sociedade civil e que o casos serão reportados à autoridade de saúde local.

Os casos podem configurar um crime de desobediência e, mais grave, de propagação de doença, punível até cinco anos de prisão.

O HDS tem neste momento um surto com 16 enfermeiros, sete assistentes operacionais, cinco outros profissionais e três médicos infectados pelo SARS-Cov-2. Os restantes (30 enfermeiros, 16 assistentes operacionais e cinco médicos) estão em isolamento profiláctico nas suas residências por terem tido contactos de risco.

O Conselho de Administração dos HDS garantiu no entanto que “os serviços, por enquanto, estão todos assegurados”.

Leia também...

Atropelamento junto ao Hospital de Santarém provoca um ferido

Um homem, com cerca de 70 anos de idade, ficou com ferimentos leves na sequência de um atropelamento na passadeira na rua de acesso…

Governo aprova dois dias de luto nacional pela morte de Francisco Pinto Balsemão

O Conselho de Ministros aprovou hoje o decreto de luto nacional de dois dias pela morte de Francisco Pinto Balsemão, a cumprir esta quarta…

Mais 11 infectados pela covid-19 no distrito de Santarém

O distrito de Santarém contabilizou esta quinta-feira, 21 de Maio, 11 novos casos de infecção pela covid-19, chegando ao total de 549 casos positivos…

Suspeito de matar idosa em roubo violento detido em França mais de seis anos após cometer crime

Um homem, de 58 anos de idade, que está fortemente indiciado pela autoria de um roubo agravado em 2013, que vitimou mortalmente uma mulher…