Dois médicos e um funcionário do Hospital Distrital de Santarém (HDS) que testaram positivo à covid-19 terão violado o dever de confinamento obrigatório. A denúncia foi feita por Paulo Sintra, director clínico da unidade hospitalar, que condenou a atitude dos profissionais e admitiu que se trata “de um caso de polícia”.

“Temos uma médica que foi vista a fazer compras numa grande superfície, portanto, no meio de uma série de pessoas e outro médico e um administrativo que foram vistos a frequentar um funeral”, denunciou Paulo Sintra, em declarações à SIC.

O director clínico notou ainda que hospital não tem capacidade para controlar a sociedade civil e que o casos serão reportados à autoridade de saúde local.

Os casos podem configurar um crime de desobediência e, mais grave, de propagação de doença, punível até cinco anos de prisão.

O HDS tem neste momento um surto com 16 enfermeiros, sete assistentes operacionais, cinco outros profissionais e três médicos infectados pelo SARS-Cov-2. Os restantes (30 enfermeiros, 16 assistentes operacionais e cinco médicos) estão em isolamento profiláctico nas suas residências por terem tido contactos de risco.

O Conselho de Administração dos HDS garantiu no entanto que “os serviços, por enquanto, estão todos assegurados”.

Leia também...

Investigador Miguel Castanho vê projecto financiado pelo Conselho Europeu de Inovação

O Conselho Europeu de Inovação vai apoiar com 14,5 milhões de euros quatro projectos portugueses ligados à inteligência artificial, à medicina regenerativa, à virologia…

Perigo de derrocada de casa devoluta fecha rua no Centro Histórico de Santarém

A queda de parte de uma fachada de uma casa devoluta na Calçada de Mem Ramires, no Centro Histórico de Santarém, obrigou esta segunda-feira,…

Almeirim vai entregar amanhã processo para certificação da “caralhota”

A Câmara Municipal de Almeirim vai entregar esta quinta-feira ao Ministério da Agricultura o caderno de especificações para a certificação da “caralhota”, pequeno pão…

Grutas de Lapas e Piscinas Municipais de Torres Novas encerram

O Município de Torres Novas decidiu encerrar as Grutas de Lapas e as Piscinas Municipais a partir desta quinta-feira, 12 de Novembro, e reduzir…