Dois médicos e um funcionário do Hospital Distrital de Santarém (HDS) que testaram positivo à covid-19 terão violado o dever de confinamento obrigatório. A denúncia foi feita por Paulo Sintra, director clínico da unidade hospitalar, que condenou a atitude dos profissionais e admitiu que se trata “de um caso de polícia”.

“Temos uma médica que foi vista a fazer compras numa grande superfície, portanto, no meio de uma série de pessoas e outro médico e um administrativo que foram vistos a frequentar um funeral”, denunciou Paulo Sintra, em declarações à SIC.

O director clínico notou ainda que hospital não tem capacidade para controlar a sociedade civil e que o casos serão reportados à autoridade de saúde local.

Os casos podem configurar um crime de desobediência e, mais grave, de propagação de doença, punível até cinco anos de prisão.

O HDS tem neste momento um surto com 16 enfermeiros, sete assistentes operacionais, cinco outros profissionais e três médicos infectados pelo SARS-Cov-2. Os restantes (30 enfermeiros, 16 assistentes operacionais e cinco médicos) estão em isolamento profiláctico nas suas residências por terem tido contactos de risco.

O Conselho de Administração dos HDS garantiu no entanto que “os serviços, por enquanto, estão todos assegurados”.

Leia também...

Alunos do Curso de Artes do Espectáculo da escola Ginestal Machado representam no Centro Histórico

Os alunos do curso de Artes do Espectáculo da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, levaram a cabo na manhã desta terça-feira, dia 22 de…

PSP detém suspeitos de furto recupera artigos no valor de 2400 euros em Santarém

A PSP de Santarém recuperou diversos artigos avaliados em cerca de 2400 euros provenientes de furto ocorrido no passado dia 25 de Fevereiro, numa…

NERSANT promove workshop “Separar e Circular para enriquecer – Oportunidades associadas”

É já no dia 10 de setembro que a NERSANT vai promover um workshop sobre o tema “Separar e Circular para enriquecer – Oportunidades…

Trabalhadores dos registos entram hoje em greve até sábado

 Uma greve decretada pelo Sindicato Nacional dos Registos (SRN) tem hoje início e prolonga-se até sábado, em defesa de reivindicações como “o fim das…