A União Desportiva de Santarém perdeu esta tarde, em casa, frente ao Condeixa, por 3-2, depois de estar a vencer por 2-1, consentindo os golos da reviravolta do Condeixa, aos 86 e 88 minutos, num desnorte colectivo.
Ataíde Júnior abriu o activo para os visitantes ao minuto 9, e Herlander empatou a partida à passagem do minuto 16, num remate cruzado do lado esquerdo do ataque escalabitano.
Duas desatenções defensivas que permitiram a ambas as equipas marcar cedo. Primeiro o Condeixa, aos nove minutos, a beneficiar de uma bola ganha a meio campo que apanhou a defensiva da casa em contrapé e permitiu a Ataíde Junior aparecer sem marcação no coração da área a encostar para o golo.
Não demorou a resposta Unionista com Herlander a empatar a partida, aos 16 minutos.
Após o primeiro quarto de hora, as equipas encaixaram e procuraram com transições rápidas chegar com perigo às áreas contrárias. Contudo os ataques não concretizaram as poucas oportunidades criadas justificando-se plenamente a igualdade ao fim dos primeiros 45 minutos.
No segundo tempo André Luís deixou Rúben Gouveia no balneário fazendo entrar Zé Miguel para o corredor direito. A toada não se alterou procurando ambas as formações chegar à vantagem o que esteve perto de acontecer à passagem do minuto 57, com Mendonça a errar o alvo num cabeceamento em zona frontal, sem oposição.
O mesmo Bruno Mendonça foi mais feliz, três minutos depois, com um forte remate, também em zona frontal a levar a bola ao fundo das redes do Condeixa e colocando a turma da casa em vantagem pela primeira vez na partida.
Em desvantagem o treinador do Condeixa reforçou o ataque com a entrada de Rui Pereira e a saída do amarelado Ataíde.
Com a União a quebrar fisicamente e a recuar para segurar a vantagem, a recta final da partida revelou-se tenebrosa para os da casa que viriam a permitir a igualdade, por Sandio, aos 86 minutos, e a vantagem do Condeixa, dois minutos depois, por intermédio de Didi.
A um minuto dos 90 regulamentares André Luís colocou Pedro Augusto para jogar os restantes quatro minutos de compensação dados pelo árbitro, mas o resultado não mais se alterou.
Uma derrota que castiga o incompreensível desnorte da equipa da casa, que entre os minutos 86 e 88 deitou tudo a perder, perdendo assim uma óptima oportunidade de somar três pontos e fugir aos lugares de despromoção antes da que se adivinha difícil deslocação aos Açores para defrontar o Praiense.
Boa arbitragem.
Ficha do Jogo
Campo Chã das Padeiras, em Santarém.
Árbitro: Sérgio Jesus, assistido por Manuel Jacob e Mitchell Galvão, da AF Setúbal
União Santarém, SAD: Diogo Ferreira, Nuno Longo (Pedro Augusto, 89’), Rodrigo Dias, Hugo Grilo, Serginho, Allan Peixoto, Ganhão, Leo, Herlander, Ruben Gouveia (Zé Miguel, ao intervalo), Bruno Mendonça (Bruno Carvalho, 87’).
Suplentes não utilizados: Gonçalo Pinto, Stenio, André Chamusca e Ítallo.
Treinador: André Luís.
Condeixa: Vítor Nogueira, Da Silva, Wilson Fernandes, Tony Silva, Beato, Ailton Tavares (Sandio, 77’), David Teles, Ataíde Júnior (Rui Pereira, 66’), Fernandinho, Didi, Juan Leite (Leo Teixeira, 72’).
Suplentes não utilizados: Titinho, Miguel Melo e Wellington.
Treinador: Flávio das Neves.
Acção disciplinar do árbitro: Cartão amarelo para David Teles (43’), Wilson Fernandes (50’)
Golos: 0-1 9’ Ataíde Junior; 1-1 16’ Herlander; 2-1 50’ Bruno Mendonça; 2-2 86’ Sandio; 88′ 2-3 Didi.
Ao intervalo: 1-1
Resultado final: 2-3