imagem ilustrativa
imagem ilustrativa

Os Vinhos do Tejo voltam a estar de parabéns, desta feita por se destacarem com duas referências no TOP 10 Vinhos Portugueses, promovido pela Revista de Vinhos – uma delas em 1.º lugar. Com um vasto painel de jurados internacionais, esta é uma prova singular em Portugal, tendo lugar durante o evento Essência do Vinho – Porto, cuja 19.ª edição se realizou na semana passada, no emblemático Palácio da Bolsa. 

Do produtor Casal Branco, o vinho Falcoaria Colheita Tardia 2016 (€20,00), obtido a partir das castas Fernão Pires – de uma Vinha Velha com mais de 60 anos – e Viognier, plantadas em solos de charneca em Almeirim, alcançou a maior notoriedade por entre os ‘Colheita Tardia’. Na categoria ‘Tintos’, o aplauso vai para o Encosta do Sobral Grande Reserva tinto 2019 (€30,00), um blend de quatro castas do produtor Encosta do Sobral, situado da Serra de Tomar e pertença do grupo Santos & Seixo.

O palco desta prova foi o Salão Árabe do Palácio da Bolsa, sendo o júri constituído por quatro dezenas de especialistas – jornalistas, críticos de vinhos, sommeliers e líderes de opinião de origens tão distintas quanto Portugal, Bélgica, Brasil, Espanha, EUA, Dinamarca, México, Reino Unido ou Ucrânia. Provaram-se, às cegas, um total de 56 amostras – brancos, tintos, colheitas tardias e fortificados –, que obtiveram grandes pontuações no ano findo, por entre os mais de 6.000 exemplares avaliados pelo painel de provas da Revista de Vinhos. Deste total, meia dúzia tinha origem na região dos Vinhos do Tejo: Areias Gordas Fernão Pires & Semillon Colheita Tardia 2010 (Areias Gordas), Falcoaria Colheita Tardia 2016 (Casal Branco), Encosta do Sobral Grande Reserva tinto 2019 (Encosta do Sobral, Santos & Seixo), Falua Undated Cabernet Sauvignon tinto NV (Falua), Lagoalva de Cima Grande Reserva Syrah tinto 2019 (Quinta da Lagoalva) e Pedro Sereno Vinhas Velhas tinto 2020 (Pedro Sereno).

Leia também...

Livro “Mulheres Incomuns” apresentado em Torres Novas

O livro “Mulheres Incomuns” vai ser apresentado no sábado, dia 16 de Março, pelas 15 horas, na Biblioteca Municipal de Torres Novas, numa sessão…

Mais de 8.400 pessoas subscrevem abaixo-assinado a pedir médicos para Ourém

Mais de 8.400 pessoas subscreveram um abaixo-assinado que pede mais médicos para Ourém, disse hoje à agência Lusa a organizadora da iniciativa que visa…

Prisão preventiva para dois dos sete detidos por tráfico de droga em Abrantes

Dois dos sete detidos por integrarem uma rede de tráfico de droga que actuava essencialmente em Abrantes e Ponte de Sor ficaram em prisão…

“Maria Manuel Cid, 100 Anos, 100 Poemas” é o novo livro de homenagem à poetisa chamusquense

“Maria Manuel Cid – 100 Anos, 100 Poemas” é o novo livro da poetisa chamusquense Maria Manuel Cid (Mimela), editado com o objectivo de…