Duarte Marques, deputado eleito do PSD na Assembleia da República, foi confirmado como número três da lista de deputados pelo círculo eleitoral de Santarém.
A confirmação do candidato surgiu numa conferência de imprensa do secretário-geral do PSD, José Silvano, antes do Conselho Nacional, que se realizou em Guimarães, na terça-feira, 30 de Julho.
“Destaca-se o facto de todos os candidatos – no total de 331, entre suplentes e efectivos -, apenas com uma excepção, pertencerem aos respectivos distritos, o que constitui um facto inédito, com o qual o presidente do partido se tinha comprometido”, defendeu José Silvano.
A lista aprovada pelo distrito de Santarém é composta por: Isaura Morais, João Moura, Duarte Marques, Sónia Ferreira, Rui Rufino, Célia Bonet, João Oliveira, Ana Lúcia Cláudio e Isilda Aguincha.
Recorde-se que a inclusão do deputado Duarte Marques na lista pelo círculo eleitoral de Santarém do PSD por imposição da direcção nacional do partido não agradou a Ricardo Gonçalves, presidente da autarquia escalabitana e da concelhia laranja.
A reunião entre a distrital de Santarém, liderada por João Moura, e a direcção social-democrata para a definição das listas para as eleições legislativas de 6 de Outubro, não foi pacífica.
O motivo da discórdia prendeu-se na altura com a exclusão do nome de Ramiro Matos, indicado por Santarém, para garantir a entrada de Duarte Marques.