A Ecolezíria vai distribuir 299 conjuntos completos de ecopontos para recolha selectiva pelos concelhos de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Coruche e Salvaterra de Magos, num investimento total de 371.880 euros.

Segundo uma nota de imprensa da Ecolezíria, esta iniciativa tem como principais objectivos aumentar a rede de abrangência de ecopontos para a população da Lezíria e, por sua vez, suprir a escassez deste tipo de equipamentos em determinados locais destes seis concelhos. A iniciativa prevê ainda a substituição de eventuais ecopontos danificados.

“Para proceder à distribuição destes recipientes, foi efectuado um levantamento minucioso das necessidades de cada um dos concelhos, junto das Câmaras Municipais envolvidas”, refere a mesma nota.

“Com este investimento queremos reforçar a promoção da melhoria ambiental, através da reciclagem e da diminuição da pegada ecológica. Por outro lado, queremos garantir que estas comunidades dispõem de todos os meios disponíveis para separar os resíduos recicláveis sem terem de percorrer longas distâncias para aceder aos ecopontos. Com esta iniciativa de distribuição, vamos atingir o rácio de um ecoponto por cada 150 habitantes nestes concelhos da Lezíria, uma meta bastante ambiciosa”, explica Dionísio Mendes, administrador da Ecolezíria.

A Ecolezíria – Empresa Intermunicipal para o Tratamento de Resíduos Urbanos, EIM, é a empresa responsável pela gestão, tratamento e valorização dos resíduos urbanos produzidos em seis municípios: Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Coruche e Salvaterra de Magos.

Estes municípios representam 122.662 habitantes, uma área geográfica de 2.356 km2 e uma produção estimada de resíduos de 61.000 toneladas/ano, dos quais 3.750 toneladas correspondem à fração dos resíduos recicláveis.

A gestão de resíduos é efectuada em várias infra-estruturas: Centro de Tratamento de Resíduos Urbanos de Raposa, Estação de Transferência de Salvaterra de Magos, Estação de Transferência de Coruche e Ecocentro do Cartaxo.

A Ecolezíria procura de forma sustentada em termos ambientais e económicos, efectuar a gestão dos resíduos em sintonia com os municípios associados, procurando sensibilizar as populações para a separação dos resíduos e o desvio de aterro dos materiais recicláveis.

Leia também...

CNEMA investe na sustentabilidade ambiental

O Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém, está…

GNR e Câmara de Santarém preparam Operação Floresta Segura 2019

O Município de Santarém e a Guarda Nacional Republicana realizaram na terça-feira,…

Remoção de praga de jacintos de água no rio Sorraia começa esta semana

A remoção da praga de jacintos de água nas zonas mais críticas…

Câmara de Santarém assina protocolo para combater espécies exóticas invasoras

Um das espécies em causa é o jacinto.