Incêndios: 45 freguesias prioritárias para limpeza no distrito de Santarém

O Governo divulgou esta quarta-feira, 26 de Fevereiro, a lista das mais de mil freguesias com risco elevado de incêndio florestal e que são prioritárias para limpeza de combustível.

Na região de Santarém são 45 as freguesias listadas como prioritárias para limpeza de combustível, sendo o norte do distrito o mais afectado.

O despacho assinado pelos secretários de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, e da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Catarino, e publicado esta quarta-feira em Diário da República, define também os prazos para a realização das acções de fiscalização que devem incidir sobre as áreas prioritárias.

No total são 1.114 freguesias com risco elevado de incêndio e que são prioritárias para acções de limpeza, situando-se em 186 concelhos que estão essencialmente das regiões do interior Norte e Centro e Algarve.

O número de freguesias prioritárias para efeitos de fiscalização da gestão de combustível no âmbito da prevenção de incêndios rurais é idêntico a 2019, deixando de existir este ano os dois níveis de intervenção.

“Considerou-se adequado identificar apenas uma classe de prioridade, actualizando-se a informação de base territorial” e integrar “a circulação rodoviária em segurança em regiões afectadas por grandes incêndios”, refere o despacho, que entra em vigor.

Conheça aqui as freguesias prioritárias no distrito de Santarém.

Abrantes: Carvalhal; Fontes; Martinchel; União das Freguesias de Aldeia do Mato e Souto.

Alcanena: Minde; Moitas Venda; Monsanto; União das Freguesias de Malhou, Louriceira e Espinheiro.

Chamusca: Ulme.

Ferreira do Zêzere: Beco; Chãos; Ferreira do Zêzere; Igreja Nova do Sobral; Nossa Senhora do Pranto.

Mação: Amêndoa; Carvoeiro; Envendos; Ortiga; União das Freguesias de Mação, Penhascoso e Aboboreira.

Ourém: Atouguia; Caxarias; Espite; União das Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais; União das Freguesias de Gondemaria e Olival; União das Freguesias de Matas e Cercal; União das Freguesias de Rio de Couros e Casal dos Bernardos; Urqueira.

Rio Maior: Alcobertas; Arrouquelas.

Santarém: Abrã; Alcanede; Amiais de Baixo; Gançaria.

Sardoal: Alcaravela; Santiago de Montalegre; Sardoal.

Tomar: Asseiceira; Olalhas; Sabacheira; São Pedro de Tomar; União das Freguesias de Além da Ribeira e Pedreira; União das Freguesias de Serra e Junceira.

Torres Novas: Pedrógão.

Vila Nova da Barquinha: Praia do Ribatejo; Tancos.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS