Nesta edição 2023 do Orçamento Participativo do Município de Azambuja, está concluída a fase de apresentação de propostas, tendo sido recebidas 39 ideias de investimento nas diferentes áreas possíveis.

Das 39 propostas submetidas a análise técnica, 5 foram apresentadas para a Freguesia de Alcoentre, 1 apresentada para a Freguesia de Aveiras de Baixo, 10 propostas para a Freguesia de Aveiras de Cima, 14 propostas para a Freguesia de Azambuja e por fim, 9 propostas para a Freguesia da União das Freguesias. Para as Freguesias de Vale do Paraíso e Vila Nova da Rainha não foram submetidas propostas.

O Orçamento Participativo pretende incentivar a participação activa e construtiva dos cidadãos, alargando os espaços de diálogo entre os eleitos, os técnicos municipais e a população. Trata-se de um mecanismo de democracia participativa, com regulamento municipal específico, que dá aos cidadãos o poder de decidirem como deve ser investida alguma verba do orçamento público.

Para esta edição, está contemplada uma verba global de 120 mil euros destinada a financiar as propostas mais votadas, num montante máximo de 15 mil euros a cada projecto.

As 39 propostas apresentadas foram submetidas na plataforma op.cm-azambuja.pt, e serão, nesta próxima fase, objecto de análise técnica e validação para confirmação dos requisitos divulgados no respectivo programa. Está planeada para 3 de Outubro, a abertura do período de votação pública nas propostas que vierem a ser aprovadas na fase de análise.

Leia também...

Urgências dos hospitais do CHMT passam a disponibilizar vagas de atendimento nos centros de saúde

Os serviços de urgência de Abrantes, Tomar e Torres Novas do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) passaram a ter disponíveis, diariamente, entre uma…

IUC: Descubra os automóveis mais icónicos que seriam afetados

O Imposto Único de Circulação (IUC) é um tema que frequentemente suscita debates intensos entre proprietários de automóveis em Portugal. Recentemente, uma proposta do…

Câmara de Santarém reduz IRS para 4,75%

A Câmara Municipal de Santarém aprovou a redução da participação variável no Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) para 4,75 por cento,…

Incêndio em habitação provoca ferimentos em idosa

Uma mulher de 79 anos ficou com ferimentos leves na sequência de um incêndio numa habitação, esta quarta-feira, 16 de Janeiro, na freguesia de…