Nesta edição 2023 do Orçamento Participativo do Município de Azambuja, está concluída a fase de apresentação de propostas, tendo sido recebidas 39 ideias de investimento nas diferentes áreas possíveis.

Das 39 propostas submetidas a análise técnica, 5 foram apresentadas para a Freguesia de Alcoentre, 1 apresentada para a Freguesia de Aveiras de Baixo, 10 propostas para a Freguesia de Aveiras de Cima, 14 propostas para a Freguesia de Azambuja e por fim, 9 propostas para a Freguesia da União das Freguesias. Para as Freguesias de Vale do Paraíso e Vila Nova da Rainha não foram submetidas propostas.

O Orçamento Participativo pretende incentivar a participação activa e construtiva dos cidadãos, alargando os espaços de diálogo entre os eleitos, os técnicos municipais e a população. Trata-se de um mecanismo de democracia participativa, com regulamento municipal específico, que dá aos cidadãos o poder de decidirem como deve ser investida alguma verba do orçamento público.

Para esta edição, está contemplada uma verba global de 120 mil euros destinada a financiar as propostas mais votadas, num montante máximo de 15 mil euros a cada projecto.

As 39 propostas apresentadas foram submetidas na plataforma op.cm-azambuja.pt, e serão, nesta próxima fase, objecto de análise técnica e validação para confirmação dos requisitos divulgados no respectivo programa. Está planeada para 3 de Outubro, a abertura do período de votação pública nas propostas que vierem a ser aprovadas na fase de análise.

Leia também...

Presidente da ACES demite-se e aponta falta de alinhamento interno

O presidente da Associação Comercial, Empresarial e Serviços (ACES), David Dias, apresentou…

Federação de Ginástica entrega insígnias internacionais aos novos Juízes em Santarém

Teve lugar na segunda-feira, dia 17, a entrega das insígnias da Federação…

Procuradoria rejeita proposta de acordo da Câmara de Rio Maior sobre baldios

A Procuradoria-Geral da República (PGR) não aceitou a proposta de acordo feita…

Manuel Pizarro espera ver planos de orçamento dos hospitais aprovados nas próximas semanas

O ministro da Saúde disse hoje esperar que os planos de actividades…