Nesta edição 2023 do Orçamento Participativo do Município de Azambuja, está concluída a fase de apresentação de propostas, tendo sido recebidas 39 ideias de investimento nas diferentes áreas possíveis.

Das 39 propostas submetidas a análise técnica, 5 foram apresentadas para a Freguesia de Alcoentre, 1 apresentada para a Freguesia de Aveiras de Baixo, 10 propostas para a Freguesia de Aveiras de Cima, 14 propostas para a Freguesia de Azambuja e por fim, 9 propostas para a Freguesia da União das Freguesias. Para as Freguesias de Vale do Paraíso e Vila Nova da Rainha não foram submetidas propostas.

O Orçamento Participativo pretende incentivar a participação activa e construtiva dos cidadãos, alargando os espaços de diálogo entre os eleitos, os técnicos municipais e a população. Trata-se de um mecanismo de democracia participativa, com regulamento municipal específico, que dá aos cidadãos o poder de decidirem como deve ser investida alguma verba do orçamento público.

Para esta edição, está contemplada uma verba global de 120 mil euros destinada a financiar as propostas mais votadas, num montante máximo de 15 mil euros a cada projecto.

As 39 propostas apresentadas foram submetidas na plataforma op.cm-azambuja.pt, e serão, nesta próxima fase, objecto de análise técnica e validação para confirmação dos requisitos divulgados no respectivo programa. Está planeada para 3 de Outubro, a abertura do período de votação pública nas propostas que vierem a ser aprovadas na fase de análise.

Leia também...

Equipa de infantis do Clube Náutico de Abrantes sagrou-se vice-campeã nacional de ginástica artística

A equipa de infantis do Clube Náutico de Abrantes, com os atletas João Lopes, Dinis Sebastião, Dinis Costa, Martinho Silva, Tiago Gonçalves e Duarte…

Utentes do Médio Tejo organizam vigílias por cuidados de saúde de proximidade

A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo vai realizar na próxima semana uma série de acções, incluindo duas vigílias, para reivindicar melhores…

Chamusca apoia jovens estudantes nas provas de aptidão profissional

O Município da Chamusca tem apoiado os jovens estudantes do ensino secundário do concelho na realização das suas Provas de Aptidão Profissional (PAP), nomeadamente…

Louça comestível reduz pegada ambiental do Festival Bons Sons

Louça biodegradável e comestível, garrafas reutilizáveis e a substituição de toda a iluminação por lâmpadas Led vão reduzir a pegada ambiental do Festival Bons…