Nesta edição 2023 do Orçamento Participativo do Município de Azambuja, está concluída a fase de apresentação de propostas, tendo sido recebidas 39 ideias de investimento nas diferentes áreas possíveis.

Das 39 propostas submetidas a análise técnica, 5 foram apresentadas para a Freguesia de Alcoentre, 1 apresentada para a Freguesia de Aveiras de Baixo, 10 propostas para a Freguesia de Aveiras de Cima, 14 propostas para a Freguesia de Azambuja e por fim, 9 propostas para a Freguesia da União das Freguesias. Para as Freguesias de Vale do Paraíso e Vila Nova da Rainha não foram submetidas propostas.

O Orçamento Participativo pretende incentivar a participação activa e construtiva dos cidadãos, alargando os espaços de diálogo entre os eleitos, os técnicos municipais e a população. Trata-se de um mecanismo de democracia participativa, com regulamento municipal específico, que dá aos cidadãos o poder de decidirem como deve ser investida alguma verba do orçamento público.

Para esta edição, está contemplada uma verba global de 120 mil euros destinada a financiar as propostas mais votadas, num montante máximo de 15 mil euros a cada projecto.

As 39 propostas apresentadas foram submetidas na plataforma op.cm-azambuja.pt, e serão, nesta próxima fase, objecto de análise técnica e validação para confirmação dos requisitos divulgados no respectivo programa. Está planeada para 3 de Outubro, a abertura do período de votação pública nas propostas que vierem a ser aprovadas na fase de análise.

Leia também...

Projecto do pólo de Santarém do INIAV ajuda a divulgar raças de galinhas portuguesas

 Quinze escolas da zona de Lisboa receberam o projecto “O pinto vai à escola”, dinamizado por investigadoras do Instituto Nacional de Investigação Agrária e…

Urgência de obstetrícia do CHMT regressou à normalidade

A Urgência de Ginecologia e Obstetrícia (UGO) do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), localizada na Unidade de Abrantes, regressou à normalidade às 09:00…

Suspeito de atear fogo em Alcanhões acusado pelo Ministério Público

O homem que se encontra preso preventivamente por ter ateado um incêndio em Alcanhões foi acusado pelo Ministério Público pelos crimes de incêndio florestal,…

Descobertas novas gravuras rupestres no vale do Ocreza

O presidente da Câmara Municipal de Mação disse que “foram encontradas novas gravuras rupestres paleolíticas” no vale do Ocreza, a par de “alguns artefactos”,…