Elias Rodrigues foi reconduzido no cargo de presidente Centro Cultural Regional de Santarém, no passado dia 20 de Maio, em assembleia-geral da associação que elegeu novos corpos sociais e aprovou o relatório e as contas de 2020.

O relatório e contas de 2020 foi aprovado em assembleia-geral por unanimidade e aclamação, assim como um voto de louvor proposto pelo Conselho Fiscal pela dinâmica desenvolvida pelo Conselho de Administração no mandato agora terminado.

Segundo o CCRS, o novo mandato pretende renovar a vivência do Fórum Mário Viegas, através de actividades motivadoras e da abertura do edifício sede. Entre as propostas está a criação de atractividade para as gerações mais jovens, mantendo a aposta no Núcleo de Artes, dinamizado por jovens criativos, com a continuação das RAS Residências artísticas. Também promover acções de formação artísticas, concursos de artes plásticas e de música, assim como conta com o dinamismo do Núcleo de Fotografia, que tem desenvolvido cursos de formação, workshops e outras actividades.

O CCRS adianta que vai continuar a organizar exposições regulares de artes e manter a promoção do Prémio Nacional de Poesia Actor Mário Viegas. A associação destaca também o Grupo de Canto e Guitarra de Coimbra, secção do CCRS que organiza anualmente a Grande serenata no Largo do Seminário.

2020 foi um ano marcado de redução de actividade do CCRS devido à pandemia que assolou todo o mundo, mas mesmo nestas circunstâncias a associação desenvolveu a exposição de fotografias de mulheres da Guiné-Bissau, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian; as “Cestas d’Arte” dinamizadas pelo Carlos Oliveira – “Chona” (malogradamente falecido na noite de 20 para 21); a 4.ª edição da RAS – Residência Artística com a pintura de um mural no pátio interior; um concerto de jazz com o Tinoco Almeida Dias-Trio no Convento de S. Francisco; a participação nas comemorações do Centenário de Bernardo Santareno em conjunto com outras associações e instituições de Santarém; entre outras actividades desenvolvidas pelo Núcleo de fotografia e pelo Grupo Guitarra e Canto de Coimbra.

A redução da actividade trouxe algo benéfico para o CCRS, que acabou por aproveitar para avançar com obras no edifício sede com 150 anos, que exige um cuidado constante com a manutenção.

Corpos Sociais mandato 2021-2024:

Mesa da Assembleia Geral: Maria de Lurdes Asseiro, presidente; Maria Beatriz Martinho e José Augusto Rodrigues;

Conselho de Administração: Elias Cachado Rodrigues, presidente; Luísa Baeta, vice-presidente; Luísa Santos, tesoureira; Lurdes Veiga Comparada, secretária; Víctor Cordeiro Lopes, vogal; João Manuel Diniz Cláudio, vogal; Eva Mendonça, vogal; Suplentes: António Forte e João José Baptista.

Conselho Fiscal: António Oliveira Luís, presidente; António José Amaral, vice-presidente; João Ventura, secretário.

Conselho Cultural: Mário Tropa, Carlos Guedes de Amorim, Ana Martinho do Rosário, António Forte, Tiago Fernandes, Ana da Silva, Sofia Vieira, Jorge Custódio, Vítor Barreto, Armando Rosa, José Miguel Noras, Jacinto Fernandes e João Luiz Madeira Lopes.

Leia também...

Francisco Maia Jerónimo “Ilustre Amigo” do Círculo Cultural Scalabitano

Francisco Maia Jerónimo foi esta tarde homenageado pelo Círculo Cultural Scalabitano (CCS), entidade que hoje assinala 65 anos de existência, pelos mais de 30…

Bruno Nogueira, Carminho e Dead Combo no arranque da temporada 2020 do Teatro Virgínia

A programação de 2020 do Teatro Virgínia, em Torres Novas, abre dia 04 de Janeiro com o espectáculo de regresso de Bruno Nogueira ao…

Mário Viegas “Ilustre Amigo do Círculo”

O Círculo Cultural Scalabitano (CCS) atribuiu, esta tarde, a Mário Viegas, a título póstumo, a distinção “Ilustre Amigo do Círculo”, numa sessão que decorreu…

Câmara do Cartaxo assegura cumprimento das normas na corrida de touros e noite de fados

A Câmara Municipal do Cartaxo promoveu uma reunião de trabalho com autoridade de saúde pública para avaliar as condições de realização de um espectáculo…