A cidade templária de Tomar recebeu este fim-de-semana o Tomar Pro Wakeboard, a passagem do circuito mundial da modalidade por Portugal, com o Rio Nabão no Parque do Mouchão como cenário. O atleta profissional americano de 20 anos, Guenther Oka, alcançou o primeiro lugar do podium nesta etapa.
“Esta passagem por Tomar foi incrível, fomos muito bem acolhidos, proporcionaram-nos experiências fantásticas na cidade e o próprio setup da prova era extraordinário. Adorei ter estado em Portugal e ter conhecido Tomar, espero voltar brevemente e que o evento se volte a realizar no próximo ano”, afirmou Guenther Oka no final do Tomar Pro.
Esta prova que conta para o circuito internacional da WWA – The World Wake Association, com paragens nos EUA, México, Tailândia e Portugal, contou com a presença dos melhores atletas mundiais de wakeboard da actualidade, os quais ficaram deslumbrados com Tomar e com o setup da prova.
“A realização de uma prova desta dimensão coloca os olhos de quem segue a modalidade em todo o mundo em Portugal e mais concretamente na cidade de Tomar. Os atletas chegaram a Tomar com vários dias de antecedência, para treinarem no percurso criado para a prova e para conhecer a cidade, com visitas ao castelo, ao Convento de Cristo e experimentar a gastronomia local. Ficaram absolutamente deslumbrados com Tomar e estão ansiosos por regressar brevemente”, explica Hugo Cristóvão, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Tomar.
Tomar foi a primeira cidade do país a receber uma prova de wakeboard internacional mesmo no seu centro cultural, desportivo e lúdico. Esta prova teve a particularidade de aproveitar um dos melhores recursos de Tomar, o rio Nabão, e o seu magnífico enquadramento com o Mouchão e a Ponte Velha, valorizando as suas condições naturais de forma sustentável.
“Toda a cidade de Tomar esteve unida em torno deste evento mostrando que o wakeboard não se esgota na margem do lago de Castelo de Bode. Estamos a comunicar o destino em todas as suas valências, seja o lazer, a gastronomia, a cultura ou a história. Os visitantes internacionais, além de se deslocarem por causa do wakeboard, deslocam-se à procura de experiências novas e foi o que lhes proporcionámos”, acrescentou Hugo Cristóvão.
A Wakeboard Portugal, estância de wakeboard em Castelo de Bode, tem ainda um calendário de eventos desportivos e abertos ao público a realizar ao longo do verão, com a possibilidade de experimentar o desporto gratuitamente nos vários cables existentes no lago de Castelo de Bode.
“Queremos eliminar a barreira da primeira ida à água, que é sempre a mais difícil. É sem sombra de dúvidas o plano mais ambicioso de sempre e só possível de se concretizar dado o apoio da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, da Turismo do Centro, da Agência Portuguesa do Ambiente e dos cinco municípios parceiros – Abrantes, Ferreira do Zêzere, Sertã, Tomar e Vila de Rei”, acrescenta André Matos, presidente da Associação de Wakeboard e Wakeskate.
O evento seguinte tem lugar a 7 e 8 de Julho, com a 1ª Etapa do Nacional de Cable na Aldeia do Mato, Abrantes. A 4 e 5 de Agosto o Cable de Fernandaires, em Vila de Rei, vai estar todo o dia aberto ao público. O Lago Azul, em Ferreira do Zêzere, recebe a 2ª Etapa do Nacional de Cable a 11 e 12 de Agosto e de manhã, das 9h às 13h, o cable vai estar aberto gratuitamente. O calendário termina a 8 e 9 de Setembro, com a 3ª Etapa do Nacional de Cable e o Campeonato Nacional de Barco, no Trízio, na Sertã, em que as manhãs voltam novamente a estar abertas aos curiosos pelo desporto.
Sobre o Projecto Wakeboard Portugal
O nosso clima e envolvente paisagística tornam o local perfeito para a prática da modalidade e esta região num destino de excelência para praticantes, seguidores e fãs do mundo todo. A missão do projecto Wakeboard Portugal é tornar a prática da modalidade mais acessível, construindo ao mesmo tempo um excelente destino turístico internacional. Um conceito de Wakeboard mais acessível, mais ecológico e desafiante.
Os municípios de Abrantes, Ferreira do Zêzere, Sertã, Tomar e Vila de Rei, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, a Turismo do Centro, o Turismo de Portugal e a Associação Portuguesa de Wakeboard e Wakeskate (APWW) uniram-se na promoção deste novo destino através do wakeboard, um desporto que está em ascensão em todo o mundo. As praias fluviais de Aldeia do Mato, Lago Azul, Trízio, Montes e Fernandaires têm cable systems implementados, naquela que é a primeira estância de wakeboard do mundo. Estes cinco cables são ligados entre si, num espelho de água com cerca de 30 quilómetros, por transfer de barco.
Esta é uma visão pioneira sobre o potencial do desporto no nosso país. Trata-se de um projecto estratégico para posicionar Portugal como cluster europeu da modalidade e destacar Castelo do Bode no mapa do wakeboard mundial.