O bispo emérito de Portalegre-Castelo Branco, Augusto César, defendeu em Fátima, a necessidade de “muito empenhamento para construir a paz” e rezou pelos envolvidos na guerra na Ucrânia.

“O ambiente social do nosso tempo precisa de mãos dadas no serviço fraterno e de muito empenhamento para construir a paz”, disse o prelado, para quem assume muita importância a oração pelas esperanças e sofrimentos do mundo, pela paz.

Na homilia da missa da peregrinação anual da diocese de Portalegre-Castelo Branco ao Santuário de Fátima, Augusto César deixou também uma palavra aos beligerantes no conflito na Ucrânia.

“Nós rezamos pelos ucranianos que tanto sofrem e são tratados como lixo humano e também pelos adversários que os tratam com tanto desprezo para que se convertam”, disse, citado pela página do Santuário de Fátima na Internet.

Depois, o bispo emérito deixou uma mensagem aos milhares de peregrinos presentes em Fátima: “Ser membro da Igreja à conta de uma paróquia ou de uma diocese, equivale a ser irmão de outros irmãos. No contexto em que vivemos da pandemia e da guerra é preciso ser atento a quem vai ou está ao nosso lado e precisa da nossa ajuda”.

“É preciso escutar quem vai ao nosso lado e quem se aproxima de nós” enfatizou o bispo, perante uma assembleia em que se encontravam muitos estrangeiros, nomeadamente integrando grupos organizados de peregrinos de Espanha, Irlanda, Itália e Polónia.

Leia também...

Bombeiros Municipais de Alcanena celebram 83º aniversário

Tiveram lugar no domingo, dia 22 de Outubro, as comemorações oficiais do 83.º Aniversário dos Bombeiros Municipais de Alcanena. O programa teve início com…

Chamusca: Homem de 40 anos detido por violência doméstica

A GNR deteve um homem de 40 anos por violência doméstica, no passado dia um de Novembro, no concelho da Chamusca. Informa a força…

PSP detém quatro pessoas e apreende uma viatura

O Comando Distrital de Polícia de Santarém, durante as últimas 72 horas, efetuou quatro detenções e apreendeu uma viatura automóvel, na sequência de operações de…

Mais de 60 concelhos de nove distritos em perigo máximo

Mais de 60 concelhos de Faro, Bragança, Guarda, Vila Real, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Santarém e Portalegre estão hoje em perigo máximo de incêndio…