O Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS) comemorou o seu 10º aniversário este sábado, 28 de Maio, numa sessão solene, que teve lugar no Convento de São Francisco

Durante a comemoração deste aniversário foi apresentada, pela Juíza Desembargadora Manuela Bento Fialho, a edição 11 da “Revista Mátria XXI”, um número especial em memória de Joaquim Veríssimo Serrão, que doou à Câmara de Santarém mais de 30 mil livros, documentos, manuscritos, medalhas, obras de arte e condecorações e que permitiu a criação do CIJVS.

A sessão solene contou com duas comunicações: Adriana Veríssimo Serrão falou sobre “A importância da /investigação Científica” e Maria Fernanda Rollo dissertou sobre as “Tensões da modernidade no tempo do marcelismo. Criação e afirmação da SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social”.

Seguiu-se a entrega dos “Prémios do CIJVS/2022”, instituídos com o apoio da Empresa Municipal Águas de Santarém: a Gercinair Silvério Gandara, pelo trabalho “Nas Fraldas dos Rios e no Tanger do Gado… emprego aos libertos e educação aos ingénuos. Que história é essa Dona Isabel?” e a Sofia Barreto de Pina, pela obra “Da fábrica de gasosas, pirolitos e licores ao Café avenida de Sabino José Maria / Lourinhã, 1908”.

Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém, felicitou o CIJVS por mais um aniversário e enalteceu o trabalho desenvolvido pelo Centro de Investigação durante estes dez anos nesta cerimónia que contou, entre outros, com a presença de Nuno Domingos vereador da autarquia, de Ramiro Matos, presidente do Conselho de Administração das Águas de Santarém EM, Martinho Vicente Rodrigues, presidente do CIJVS, e de Inês Barroso, deputada da Assembleia da República.

Criado em Março de 2011, o Centro de Investigação abriu portas no dia 26 de Maio de 2012, com o objectivo de formar e cuidar do fundo documental e bibliográfico doado, promover e divulgar o estudo, estando aberto a todos os investigadores e estudiosos que queiram investigar nas áreas das Ciências Sociais e Humanas e da Ciência e Tecnologia.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…