O Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS) comemorou o seu 10º aniversário este sábado, 28 de Maio, numa sessão solene, que teve lugar no Convento de São Francisco

Durante a comemoração deste aniversário foi apresentada, pela Juíza Desembargadora Manuela Bento Fialho, a edição 11 da “Revista Mátria XXI”, um número especial em memória de Joaquim Veríssimo Serrão, que doou à Câmara de Santarém mais de 30 mil livros, documentos, manuscritos, medalhas, obras de arte e condecorações e que permitiu a criação do CIJVS.

A sessão solene contou com duas comunicações: Adriana Veríssimo Serrão falou sobre “A importância da /investigação Científica” e Maria Fernanda Rollo dissertou sobre as “Tensões da modernidade no tempo do marcelismo. Criação e afirmação da SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social”.

Seguiu-se a entrega dos “Prémios do CIJVS/2022”, instituídos com o apoio da Empresa Municipal Águas de Santarém: a Gercinair Silvério Gandara, pelo trabalho “Nas Fraldas dos Rios e no Tanger do Gado… emprego aos libertos e educação aos ingénuos. Que história é essa Dona Isabel?” e a Sofia Barreto de Pina, pela obra “Da fábrica de gasosas, pirolitos e licores ao Café avenida de Sabino José Maria / Lourinhã, 1908”.

Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém, felicitou o CIJVS por mais um aniversário e enalteceu o trabalho desenvolvido pelo Centro de Investigação durante estes dez anos nesta cerimónia que contou, entre outros, com a presença de Nuno Domingos vereador da autarquia, de Ramiro Matos, presidente do Conselho de Administração das Águas de Santarém EM, Martinho Vicente Rodrigues, presidente do CIJVS, e de Inês Barroso, deputada da Assembleia da República.

Criado em Março de 2011, o Centro de Investigação abriu portas no dia 26 de Maio de 2012, com o objectivo de formar e cuidar do fundo documental e bibliográfico doado, promover e divulgar o estudo, estando aberto a todos os investigadores e estudiosos que queiram investigar nas áreas das Ciências Sociais e Humanas e da Ciência e Tecnologia.

Leia também...

Os tristes olhos verdes da “dama de ferro” da rua Serpa Pinto

Os olhos de Adília nem queriam acreditar enquanto liam uma carta registada…

Encontro de Cultura Popular do Ribatejo reflecte sobre identidade do território

O Fórum Ribatejo e o Município de Vila Nova da Barquinha promoveram,…

Santarém reforça resposta aos sem-abrigo

O município de Santarém vai disponibilizar três casas para acolher pessoas em…

Luz da Paz de Belém já brilha na região

Decorreu no passado sábado (dia 16), em Alpiarça, a cerimónia regional da…