A um ano da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, grande parte da atividade da Igreja Católica em Portugal tem esse evento como horizonte, o que acontecerá também no final de julho, com o Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica.
“Celebrar com os jovens, Rumo à JMJ Lisboa 2023” é o tema do 46.º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica, a realizar no Santuário e Fátima entre 25 e 28 de julho, depois de dois anos de interregno devido à pandemia de covid-19.
Ao longo de quatro dias, os participantes no encontro vão debater temas como “A participação dos jovens na liturgia”, “Dimensão comunitária da liturgia”, “A liturgia na pastoral juvenil vocacional”, “Os jovens e a música para a liturgia Fernando Lapa” ou “Cuidar da linguagem simbólica das celebrações litúrgicas em perspetiva ecológica”.
A conferência de encerramento estará a cargo do padre Adelino Ascenso, Superior Geral da Sociedade Missionária da Boa Nova, subordinada ao tema “Educar para o silêncio orante.
O Secretariado Nacional de Liturgia, organizador do encontro, classifica o evento como “uma proposta de estudo e de práticas litúrgicas que vão abrindo caminhos novos na renovação conciliar da liturgia”.
“Não se subestimem os jovens como se fossem incapazes de abrir-se a propostas contemplativas; basta encontrar os estilos e modalidades adequados para os ajudar a entrar nesta experiência de tão alto valor”, sublinha Secretariado Nacional de Liturgia, citando o Papa Francisco na exortação apostólica “Cristo Vive”.