O departamento de Urgência do Hospital Distrital de Santarém (HDS) promoveu na sexta-feira, um curso intitulado “Triagem de Prioridades na Urgência”, destinado a enfermeiros da Urgência Geral e Pediátrica da unidade hospitalar.

Segundo Paula Lino, enfermeira coordenadora do Departamento de Urgência, esta acção de formação visa “conferir competência para o exercício de triagem segundo a metodologia de Manchester”. A responsável conta que esta formação é realizada desde 2002 com implementação do Protocolo de Triagem de Manchester no HDS e que a realização do mesmo depende das necessidades vigentes.

Nesta altura, justifica-se não apenas pelas mudanças que vão ocorrendo nas equipas, mas também na própria organização das urgências, que actualmente se dividem em áreas dedicadas a doentes respiratórios, incluindo aqueles com suspeita de Covid-19 (adultos e crianças), e Urgência Geral e Pediátrica.

O curso é ministrado por formadores/auditores do Protocolo de Triagem de Manchester do Departamento de Urgência do HDS certificados pelo Grupo Português de Triagem. O programa é composto por sessões teóricas e teórico/práticas com especial ênfase na análise de casos clínicos.

PUBLICIDADE

Desde o início da implementação do Protocolo de Triagem de Manchester no Departamento de Urgência do HDS que os postos de triagem são assegurados por enfermeiros.

PUBLICIDADE
Leia também...

Só Coruche e Sardoal escapam ao recolher obrigatório às 13h00 no fim-de-semana

Os concelhos de Coruche e Sardoal são os únicos, no Distrito de…

Hospital de Santarém no limite da capacidade de internamento de doentes covid

O Hospital Distrital de Santarém atingiu o limite da sua capacidade prevista…

Hospital de Santarém esgotou capacidade de internamento em enfermaria

O Hospital de Santarém esgotou a capacidade de internamento em enfermaria para…

Tratamento do cancro da mama no HDS novamente reconhecido a nível internacional

A Unidade de Senologia do Hospital Distrital de Santarém (HDS) viu renovada…