De 1 a 31 de Março, está de regresso ao Concelho de Salvaterra de Magos, o Mês da Enguia. O certame conta pelo segundo ano consecutivo com duas dezenas de restaurantes, das várias freguesias do concelho, que apresentam receitas tradicionais e inovadoras deste peixe do rio.

As enguias fritas, o ensopado ou a caldeirada são os pratos tradicionais que os visitantes vão poder degustar durante todo o mês. Pratos como as enguias grelhadas, de torricado ou à lagareiro, espetada ou cataplana de enguias são as derivações inovadores que se podem encontrar em Salvaterra de Magos. À gastronomia juntam-se outras actividades como a Feira Nacional de Artesanato e de Produtos Tradicionais, os passeios de barco no Rio Tejo, as exposições, alojamento, as casas vinícolas, a cultura, o desporto e a animação.

A apresentação da edição 2019 decorreu na terça-feira, 19 de Fevereiro, no Edifício do Cais da Vala, em Salvaterra de Magos e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Hélder Manuel Esménio, do Presidente da Entidade Regional de Turismo Alentejo e Ribatejo, António Ceia da Silva e do Chef Luís Machado, para além de cerca de uma centena de convidados.

Na apresentação do certame o Presidente da Câmara Municipal, Hélder Manuel Esménio sublinhou a importância de continuar o crescimento em termos de produto turístico que é muito importante para a economia do Concelho, realçando que Salvaterra de Magos tem “um conjunto de restaurantes, que atinge a marca das duas dezenas sendo significativo para a dimensão do concelho, e a nossa ideia é crescer em termos de qualidade nas ementas e no serviço que prestamos aos clientes, tentando passar a mensagem aos nossos embaixadores que são os restaurantes. ”

“Ao longo dos últimos anos, temos criado mais produto, fazendo com que quem nos visita permaneça mais tempo e possa voltar pela atractibilidade dos nossos pratos tradicionais, mas também do nosso Concelho, ajudando desta forma a economia local”, adiantou.

O programa do Mês da Enguia conta, por isso, com a realização da Feira Nacional de Artesanato e Produtos Tradicionais, às sextas, sábados e domingos, no Pavilhão do Inatel em Salvaterra de Magos.

Hélder Manuel Esménio acrescentou que “a Feira Nacional de Artesanato é uma panóplia de uma centena de artesãos e produtores locais, da região e de todo o país. Conseguimos aliar esse certame expositivo a uma sala de espectáculos onde vamos ter durante os cinco fins-de-semana de Março, de tarde e à noite, uma variedade programática.”.

Haverá ainda cinco novas exposições patente em vários espaços municipais, além das de carácter permanente que podem ser visitadas na Falcoaria Real, no Museu “Escaroupim e o Rio” e na Casa Típica Avieira, e actividades culturais, desportivas e recreativas dinamizadas pelas associações, colectividades, comissões de festas e IPSS’s do Concelho.

“Salvaterra de Magos vive muito do esforço das associações deste Concelho, quer desportivas, quer culturais, quer de lazer, que fora daquele espaço e da sede de Concelho desenvolvem um conjunto de actividades que faz com que as pessoas queiram vir cá. É a soma de todo esse esforço que faz com que nós consigamos ter uma panóplia de oferta muito interessante ”, concluiu o autarca.

O Presidente da Entidade de Turismo do Alentejo e Ribatejo, António Ceia da Silva, felicitou a autarquia “por esta dinâmica atractiva porque traz muitos milhares de pessoas ao Concelho ao longo do mês de Março”.

O Chef Luís Machado continua a liderar a comissão técnica que dá apoio e aconselhamento aos restaurantes aderentes e considerou que “o Mês da Enguia está vivo e para continuar”.

As cinco exposições a inaugurar são: – “Glória – Património Imaterial “Bordados e outras artes” na Capela Real de Salvaterra de Magos;

– “Invasão exótica: o Tejo sob ameaça” no Edifício do Cais da Vala em Salvaterra de Magos;

– Exposição de pintura e fotografia “A essência que nos prende” de Irene Felizardo na Galeria da Falcoaria Real de Salvaterra de Magos;

– Exposição fotográfica “Olhares sobre o Tejo” – fotos de Luís Prates, Luís Pereira e Promartur na Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos;

– Exposição fotográfica “Gentes do Escaroupim” de Pierre Testori no Mercado de Cultura de Marinhais;

São muitas as sugestões para descobrir e degustar a enguia nos restaurantes aderentes ao evento ao longo do mês de Março e visitar o património natural, histórico e cultural do Concelho de Salvaterra de Magos.

Leia também...

Quase 80 artistas portugueses dão concerto em festival inédito ‘online’

Cerca de 80 artistas, como Ana Moura, Diogo Piçarra, António Zambujo e…

Ministro da Agricultura inaugura Festa do Vinho & Pão no Cartaxo

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, vai inaugurar a “Festa do Vinho…

“Sinfonia em Três Andamentos” assinala Aniversário do Cineteatro São Pedro

Para assinalar o seu 64º aniversário, o Cineteatro São Pedro, em Alcanena,…

“Auto da Fonte das Três Bicas” em cena no Centro Cultural Gil Vicente

O Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal, será palco, nos dias 7…