O chef Rodrigo Castelo, do restaurante “Ó Balcão”, recebeu esta terça-feira (dia 7) a placa indicadora da primeira Estrela Michelin, entregue por Lídia Monteiro do Turismo de Portugal, e Filipa Herédia da makro.
Aos jornalistas presentes Rodrigo Castelo sublinhou que “esta estrela deve-se muito às pessoas que trabalham comigo, inclusive produtores, amigos, clientes, colaboradores, todos aqueles que fazem muita força para que Ó Balcão exista todos os dias”, afirmou.
Reconhecendo que para o Ribatejo e para Santarém a Estrela Michelin “é um ponto de atracção turística enorme”, o cozinheiro assume “a responsabilidade de trazer turistas de todo o mundo”.
“Nós recebemos como ninguém aqui no Ribatejo, recebemos à mesa, somos acostumados assim, nas boas tertúlias, desde crianças. Cabe-nos continuar o nosso trabalho e todos os dias melhorar um bocadinho para fazer mais e melhor”, concluiu.
Por sua vez, Lídia Monteiro do Turismo de Portugal considerou o momento de “felicidade para todos nós”, um sentimento que “tem muito a ver com o seu talento”, disse, dirigindo-se ao chef Rodrigo Castelo.
“Esta estrela vai ter impacto no seu negócio, mas vai ter um impacto muito grande na valorização da sua terra, Santarém, deste território, mas também do país no seu conjunto. Cada vez que um chef recebe uma estrela Michelin traz valor ao nosso turismo”, salientou.
Por último, Filipa Herédia, em nome da macro, sublinhou que a missão da empresa “será sempre apoiar a gastronomia portuguesa”, num país que “tem um talento incrível para mostrar ao mundo”.
O Ó Balcão conquistou, este ano, a sua primeira Estrela Michelin, tendo sido igualmente premiado com o selo da Estrela Verde – dado aos estabelecimentos que possuem especial foco na sustentabilidade.
O restaurante Ó Balcão, de Rodrigo Castelo, que este ano completa dez anos de existência, recebeu um galardão que distingue a “cozinha de nível mundial que merece uma paragem em qualquer viagem”, segundo as normas do Guia Michelin.
As estrelas Verdes, são atribuídas aos restaurantes que se distinguem pelas suas práticas de sustentabilidade.
Os restaurantes portugueses distinguidos no Guia Michelin Espanha e Portugal 2024 foram anunciados em Fevereiro na primeira gala exclusivamente nacional e que vai tornar-se um evento anual, segundo a publicação, que até à edição de 2023 anunciava os premiados numa cerimónia conjunta entre os dois países.