Foto: Município do Entroncamento

A Câmara do Entroncamento aprovou a adjudicação da reabilitação urbana da zona junto ao Museu Nacional Ferroviário, obra que inclui uma nova biblioteca, por 4,8 milhões de euros (ME), revelou o presidente Jorge Faria (PS).

“É um projeto muito importante, na medida em que constitui uma componente fundamental da reabilitação urbana de toda aquela zona junto ao Museu Nacional Ferroviário (MNF) e a chamada reta dos Quartéis, em que vamos aí criar uma nova centralidade com uma nova biblioteca”, disse à Lusa o presidente do município do Entroncamento.

Segundo o autarca, este é um “investimento ambicioso, de cerca de 4 milhões e 800 mil euros, e na última reunião [de executivo] foi possível aprovar a adjudicação”, após “clarificação do financiamento” da empreitada, adjudicada à empresa Vomera por 4,8 ME [4.873.000,00] e com apoio financeiro de 3,4 ME [3.422.000,00] do Programa Regional Centro 2030.

A empreitada, denominada de “Nova Centralidade na Zona Norte (ARU 1) – Biblioteca Municipal do Entroncamento”, foi aprovada com os votos favoráveis do PS e PSD e o voto contra do vereador eleito pelo Chega, agora independente.

A obra implica ainda um investimento de cerca de 1 ME por parte da Câmara Municipal para aquisição de terrenos e elaboração do projeto, representando um investimento global de 5,8 ME.

O projeto da nova centralidade zona norte (ARU 1) do Entroncamento inclui a requalificação urbana com a ligação pedonal entre a Rua Elias Garcia com áreas verdes e de lazer, a criação de uma praça frente ao MNF, um “parque de estacionamento subterrâneo livre, libertando outros estacionamentos da cidade”, e um edifício para uma “biblioteca moderna e funcional”, com várias salas e equipamentos multiúsos.

“É, de facto, um projeto que vai mudar aquela zona, vai induzir os privados que reabilitaram também os seus imóveis, e penso que terá esse efeito”, disse à Lusa Jorge Faria, tendo indicado que o projeto “vai também permitir melhor acesso” ao MNF e à estação ferroviária, com um parque de estacionamento subterrâneo que “apoiará as pessoas que se dirigem à estação pelo lado norte”, e que “vai reduzir, inclusive, o trânsito automóvel dentro da cidade”.

O projeto de requalificação urbana, que engloba a construção do novo edifício da biblioteca, “um edifício arquitetonicamente arrojado”, acompanha a requalificação urbana da Rua Ferreira Mesquita, do Bairro Camões, das habitações do Bairro Vila Verde (em curso) e do Bairro do Boneco (em curso) para implementação do Centro de Documentação Nacional Ferroviário, do Núcleo Museológico e do Centro de Ciência Viva (em curso).

A empreitada apresenta um prazo de execução de 18 meses, a partir do ato de consignação.

Na reunião extraordinária, composta por dois pontos, foi ainda aprovada, também por maioria, a adjudicação por 1,2 ME da empreitada de acessibilidades, remodelação de cozinhas e instalações sanitárias de 64 fogos integrados em quatro lotes habitacionais municipais, de quatro pisos cada.

“Este é um projeto financiado pelo PRR, que consta da nossa estratégia local de habitação e visa a melhoria das condições de habitabilidade de um conjunto de 64 apartamentos, que já foi alvo de uma intervenção profunda no seu exterior e em termos de questões energéticas, e agora temos fundos para a intervenção no interior, ou seja, remodelação de cozinha, instalações sanitárias, redes de água, de saneamento internas, e também a instalação de elevadores que permitam a pessoas, algumas delas já com alguma idade e dificuldade de mobilidade, poder ter um acesso fácil às casas onde moram”, destacou.

Segundo o autarca, o objetivo é “melhorar as condições de habitabilidade e permitir também outra dignidade a quem lá mora”, num investimento com financiamento a 100% no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e um prazo de execução de 12 meses.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…