O Município do Entroncamento adquiriu recentemente o Sistema SISTRAQ para eliminação de ninhos de Vespa Velutina, à Associação de Modelismo do Centro de Portugal.

O equipamento de intervenção é composto por uma cana de carbono e alumínio para intervenção de ninhos até 15 metros e equipada com bomba eléctrica e depósito de químico.

Os tubos utilizados são de baixo valor residual (3mm) para reduzir ao máximo a quantidade de químico, e respectivo impacto ambiental, alimentando o sistema uma bateria de polímeros de lítio, e respectivo carregador. 

O equipamento de protecção individual, compreende dois fatos de tecido nylon duplo e arejados, com viseira e luvas. Os equipamentos são propriedade do Município do Entroncamento e serão operados pelo Serviço Municipal de Proteção Civil do Entroncamento.

Conselhos úteis:

Em caso de avistamento da vespa velutina observe se existem sinais de ninho em redor;

A detecção ou a suspeita de existência de ninho ou de exemplares de vespa velutina deverá ser comunicada ao Serviço Municipal de Proteção Civil ou à Junta de Freguesia mais próxima do local de detecção/suspeita;

A destruição dos ninhos deve ser feita por técnicos habilitados para limitar a sua dispersão;

Em caso de picada, se for alérgico, deverá dirigir-se à unidade de saúde mais próxima.

Leia também...

Degradação estrutural no Aqueduto dos Pegões vai obrigar a avaliação técnica rigorosa

A visita técnica realizada ontem ao Aqueduto dos Pegões, em Tomar, confirmou a existência de deficiências estruturais, levando o instituto público Património Cultural a…

Quatro urgências de obstetrícia e ginecologia encerradas hoje

Quatro urgências de obstetrícia/ginecologia estão hoje encerradas, segundo a informação divulgada às 08:00 no ‘site’ do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Está encerrada a…

Presença na final dos Jogos de Paris2024 será uma vitória para o cavaleiro Ribatejano Duarte Seabra

A conquista de uma presença na final do concurso de obstáculos dos Jogos de Paris2024 será já uma vitória para o cavaleiro Duarte Seabra,…

Escavações arqueológicas continuam nos Concheiros de Muge

Os concheiros de Muge continuam a ser alvo de escavações arqueológicas por parte de uma equipa de investigadores da Universidade do Algarve, sob a…