O Município do Entroncamento adquiriu recentemente o Sistema SISTRAQ para eliminação de ninhos de Vespa Velutina, à Associação de Modelismo do Centro de Portugal.

O equipamento de intervenção é composto por uma cana de carbono e alumínio para intervenção de ninhos até 15 metros e equipada com bomba eléctrica e depósito de químico.

Os tubos utilizados são de baixo valor residual (3mm) para reduzir ao máximo a quantidade de químico, e respectivo impacto ambiental, alimentando o sistema uma bateria de polímeros de lítio, e respectivo carregador. 

O equipamento de protecção individual, compreende dois fatos de tecido nylon duplo e arejados, com viseira e luvas. Os equipamentos são propriedade do Município do Entroncamento e serão operados pelo Serviço Municipal de Proteção Civil do Entroncamento.

Conselhos úteis:

Em caso de avistamento da vespa velutina observe se existem sinais de ninho em redor;

A detecção ou a suspeita de existência de ninho ou de exemplares de vespa velutina deverá ser comunicada ao Serviço Municipal de Proteção Civil ou à Junta de Freguesia mais próxima do local de detecção/suspeita;

A destruição dos ninhos deve ser feita por técnicos habilitados para limitar a sua dispersão;

Em caso de picada, se for alérgico, deverá dirigir-se à unidade de saúde mais próxima.

Leia também...

Autarcas do Médio Tejo concertam posições sobre investimentos públicos prioritários

Os 13 municípios do Médio Tejo consensualizaram uma posição sobre os investimentos públicos considerados prioritários para a região no âmbito do Programa Nacional de…

Inês Henriques despede-se do atletismo de alta competição

A atleta Inês Henriques despediu-se do atletismo de alta competição, num momento emotivo e rodeada pelos seus. O local escolhido pela atleta foi a…

Passeios junto ao Centro Escolar Salgueiro Maia vão ser recuperados

O Município de Santarém decidiu, por unanimidade, na reunião de Câmara de dia 29 de Agosto, atribuir um apoio financeiro de 40.929,89 mil euros…

Confraria Gastronómica leva Sopa da Pedra à Bélgica e Luxemburgo

A Confraria Gastronómica de Almeirim concluiu uma digressão pela Bélgica e Luxemburgo, onde promoveu a emblemática Sopa da Pedra em diversos eventos internacionais. A…