O orçamento da Câmara do Entroncamento para o ano de 2020 é de 21,3 milhões de euros, mais 2 milhões de euros do que o deste ano (10,8%), com 7,8 milhões de euros destinados a investimento.

O documento foi aprovado na semana passada, na reunião do executivo municipal, com cinco votos a favor (PS e BE) e dois votos contra (PSD), e será submetido à reunião da Assembleia Municipal que deverá acontecer antes do final do mês.

O presidente da Câmara do Entroncamento, Jorge Faria, disse à Lusa que o orçamento para 2020 contempla um conjunto de projectos com financiamento comunitário já em execução ou a iniciar no próximo ano, crescendo devido a esses investimentos.

Em particular, referiu a infraestruturação do novo parque empresarial do concelho, com 19 hectares, um investimento de cerca de 1,6 milhões de euros, que se juntará à actual zona industrial, aumentando a atractividade para a fixação de empresas.

“É um orçamento com um foco grande no desenvolvimento económico, criação de emprego e inovação, mas também apostado na coesão social, com o aumento dos apoios e da integração das comunidades desfavorecidas, a que se junta a sustentabilidade e a requalificação urbana”, disse.

O autarca destacou a inscrição dos dois projectos que faltam para concluir o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), a requalificação de espaços públicos, no valor de 1,4 milhões de euros e que apenas aguarda visto do Tribunal de Contas para avançar, e o que visa as comunidades desfavorecidas, de 1 milhão de euros, que está em fase de preparação de procedimentos para lançamento de novo concurso, uma vez que o anterior ficou deserto.

O documento inclui ainda o investimento na nova esquadra da PSP, no valor de 1,4 milhões de euros, a realizar com o Ministério da Administração Interna, que deverá ficar concluída em 2021.

Também de 1,4 milhões de euros é o investimento previsto para acabar com as perdas de água na rede de abastecimento do concelho, num projecto de eficiência hídrica que apenas aguarda aprovação da candidatura a fundos comunitários, disse, acrescentando, ainda nesta área, a conclusão do arranjo das margens da albufeira do parque do Bonito.

Jorge Faria afirmou que, no âmbito da eficiência energética, vai prosseguir a substituição das luminárias por led na iluminação pública (já realizada a 60%) e o investimento nas piscinas municipais.

O autarca adiantou que a conclusão da intervenção no cineteatro S. João, que será inaugurado no próximo dia 24, dia do concelho, reforça a aposta na programação cultural em 2020, em articulação com o Centro Cultural, numa primeira fase recorrendo exclusivamente a meios do município.

O PSD justificou o voto contra elencando as propostas que apresentou para o orçamento e criticando as opções da maioria socialista, que considera ficarem “muito aquém das necessidades” das populações.

O Bloco de Esquerda salientou a inclusão de algumas das propostas do partido no orçamento, como o reforço do apoio ao movimento associativo e o projecto para uma nova biblioteca.

Com 20.000 habitantes e duas freguesias, o concelho do Entroncamento é liderado por uma maioria socialista (45,4% dos votos e quatro eleitos), contando ainda o executivo com dois eleitos do PSD (25% dos votos) e um do BE (12,2%).

Leia também...

FiTiJ já arrancou em Santarém e proporciona mais de 70 espectáculos até domingo

A edição de 2018 do FiTiJ – Festival Internacional de Teatro e…

Prisão preventiva para antigo polícia suspeito de atear fogo florestal

Um antigo polícia, com cerca de 50 anos, detido na sequência de…

Trabalhador da Águas do Ribatejo agredido com violência por cliente

Foto de arquivo Um trabalhador da empresa intermunicipal Águas do Ribatejo (AR)…

Sindicato da hotelaria estima que 1.000 pessoas perderam o emprego em Fátima

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes…