A Escola Básica e Secundária Octávio Duarte Ferreira, no Tramagal, vai disponibilizar, já a partir do próximo ano lectivo, cursos profissionais Técnico de Soldadura e Técnico de Manutenção Industrial de Metalurgia e Metalomecânica (nível IV), em articulação com o tecido empresarial, permitindo aos futuros alunos o contacto com a realidade e a futura profissão, logo a partir do 1º ano.

Os dois cursos foram propostos ao ministério da Educação, vão estar disponíveis na rede de oferta formativa do concelho de Abrantes e estão alinhados com o Projecto Educativo Municipal (PEM), nomeadamente nos eixos da oferta formativa no concelho que se quer capaz de contribuir e minimizar as dificuldades de recrutamento em determinadas especialidades e a articulação entre escolas e outras instituições e as empresas locais.

O anúncio foi feito na reunião do Executivo Municipal, a propósito da aprovação da minuta de protocolo a estabelecer entre a CMA,  a Junta de Freguesia de Tramagal, o Agrupamento de Escolas nº 2 de Abrantes e as empresas Mitsubishi Fuso Truck Europe e Futrimetal, empresa do Grupo Diorama. O protocolo institui a relação de cooperação entre as entidades de forma a assegurar o funcionamento dos cursos.

As aulas teóricas vão realizar-se nas instalações da Escola Octávio Duarte Ferreira e como factor de inovação, os alunos usufruirão de formação em contexto de trabalho, nas duas empresas mencionadas, desde o 1º ano.

Esta nova oferta formativa, articulada com as necessidades de mão-de-obra especializada por parte das empresas, resulta de um trabalho de concertação e diálogo envolvendo a CMA, os directores da escola e do agrupamento, as empresas, a Junta de Freguesia e a Assembleia de Freguesia do Tramagal.

Leia também...

Produtores de tomate vão gastar até mais 1500 euros por hectare com escalada de preços

As organizações de produtores de tomate para indústria dizem estar preocupadas com a escalada dos preços dos factores de produção, prevendo-se, que em 2022,…

“Estou convicta de que o momento adverso que vivemos se constituirá também como um teste ao exercício da cidadania e ao civismo de cada um”

Adélia Esteves – Directora do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira de Santarém Como é que a Escola preparou este regresso às aulas presenciais?Considerando…

“O Tejo é a região vitivinícola que percentualmente mais irá crescer em volume de vinho certificado”

Luís de Castro considera 2019 um ano “regular” e que o ‘selo de qualidade’ dos vinhos do Tejo está a “aumentar exponencialmente”. Atento às…

Ministra da Agricultura anuncia apoio de 15 milhões de euros para o sector dos vinhos

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes Albuquerque, aprovou no dia 19 de Junho, mediante publicação de Portaria em Diário da República, um…