Ourém sensibiliza para a Economia Circular e Indústria 4.0

O Município de Ourém acolhe no próximo dia 22 de Novembro, pelas 17h00, um seminário dinamizado pela NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, que pretende sensibilizar o tecido empresarial deste território para a economia circular e indústria 4.0.

A Economia Circular e a Indústria 4.0 já não são conceitos futuristas, são hoje uma realidade que começa a ter efeitos nos indicadores operacionais das empresas. Consciente desta realidade, a NERSANT pretende, através da realização da presente sessão, desmistificar o conceito, através da apresentação de casos e princípios de Economia Circular e da Indústria 4.0, no sistema organizacional e/ou produtivo, bem como promover a reflexão das empresas da região sobre desafios e oportunidades.

A sessão, dinamizada pela NERSANT em parceria com Câmara Municipal de Ourém, terá lugar no Salão do antigo Edifício dos Paços do Concelho, entre as 17h00 e as 18h30. Contando com a abertura da direcção da NERSANT e do Município, na pessoa do seu Vice-Presidente, Natálio Reis, a sessão prossegue com a apresentação, pela NERSANT, das Tendências da Economia Circular – “Casos de Sucesso Empresarial na simbiose Sustentabilidade e Rentabilidade” e dos instrumentos de apoio à economia circular.

De seguida, os participantes vão ficar a conhecer os desafios e oportunidades no tecido empresarial da região no âmbito da indústria 4.0, bem como os mecanismos de apoio à i4.0. No âmbito desta temática, será também apresentado o estudo de novas profissões decorrente desta nova realidade, por Jorge Gaspar, ex-Presidente do Instituto de Emprego e da Formação Profissional (IEFP) e CEO da Jorge Gaspar Consultores – Estratégia e Desenvolvimento, Lda..

De referir que a NERSANT tem vindo a trabalhar as áreas da Economia Circular e da Indústria 4.0 através de dois projectos financiados pelos fundos europeus: o Lezíria + Sustentável e o Get Innovation – A caminho da Indústria 4.0, respectivamente. Ambos são apoiados pelo Portugal 2020 no âmbito do Programa Operacional Regional do Alentejo.

info, ,

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS