744 alunos concluíram o 16º Curso Formação de Agentes (CFA) da Polícia de Segurança Pública (PSP), que se realizou entre 14 de Dezembro de 2020 e esta segunda-feira, 11 de Outubro, na Escola Prática de Polícia (EPP), em Torres Novas. A cerimónia de encerramento contou com a presença de familiares e amigos dos formandos.

Concorreram ao 16.º CFA 3186 candidatos tendo concluído o curso 744 alunos, com idades compreendidas entre os 20 e 31 anos, com o grau de escolaridade mínimo correspondente ao 12.º ano ou formação equivalente. Estes alunos ingressam hoje na carreira de Agentes da PSP, iniciando um período experimental com a duração de um ano.

O CFA tem previsto, no seu planeamento, uma carga horária total de 846 horas (cerca de 11 meses), destacando-se 406 horas de formação teórica divididas por disciplinas, 290 horas de formação por competências e 150 horas de estágio prático nos Comandos Territoriais da PSP.

Para além dos conhecimentos e capacidades necessárias para exercer a autoridade do Estado, o CFA visou consolidar nos formandos a visão definida pela estratégia PSP/2020/2022, “Uma Polícia integral, humana, forte, coesa e ao serviço do Cidadão”, bem como os valores e pilares éticos fundamentais nela definidos: Respeito pelos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos; Serviço público de qualidade; Responsabilidade e integridade; Isenção e rejeição de qualquer forma de extremismo e discriminação; Frontalidade e lealdade.

Desde a 1.ª Escola de Alistados nas Caldas da Rainha (1968) até ao 15.º CFA em Torres Novas (2020), a EPP formou 46.780 polícias.

Leia também...

Festival Celestino Graça – A Festa das Artes e das Tradições Populares do Mundo está de regresso a Santarém em Setembro

A 63.ª edição do Festival Celestino Graça – A Festa das Artes e das Tradições Populares do Mundo está de regresso a Santarém, de…

Santarém atribui 400 mil euros aos clubes e associações desportivas

No âmbito do Regulamento de Apoio e Financiamento do Associativismo Desportivo (RAFAD), o Município de Santarém vai atribuir um apoio financeiro de 400 mil…

Cáritas quer avaliar “impacto” da sua acção e imagem junto da população

  A Cáritas Portuguesa reuniu-se em Conselho Geral, entre sábado e domingo, com representantes das 20 dioceses que constituem a rede nacional, assumindo a…

Maia Frazão reeleito provedor da Misericórdia de Pernes

Manuel Maia Frazão, reeleito provedor da Santa Casa da Misericórdia de Pernes, tomou posse no sábado, 11 de Janeiro. Maia Frazão vai manter-se ainda…