744 alunos concluíram o 16º Curso Formação de Agentes (CFA) da Polícia de Segurança Pública (PSP), que se realizou entre 14 de Dezembro de 2020 e esta segunda-feira, 11 de Outubro, na Escola Prática de Polícia (EPP), em Torres Novas. A cerimónia de encerramento contou com a presença de familiares e amigos dos formandos.

Concorreram ao 16.º CFA 3186 candidatos tendo concluído o curso 744 alunos, com idades compreendidas entre os 20 e 31 anos, com o grau de escolaridade mínimo correspondente ao 12.º ano ou formação equivalente. Estes alunos ingressam hoje na carreira de Agentes da PSP, iniciando um período experimental com a duração de um ano.

O CFA tem previsto, no seu planeamento, uma carga horária total de 846 horas (cerca de 11 meses), destacando-se 406 horas de formação teórica divididas por disciplinas, 290 horas de formação por competências e 150 horas de estágio prático nos Comandos Territoriais da PSP.

Para além dos conhecimentos e capacidades necessárias para exercer a autoridade do Estado, o CFA visou consolidar nos formandos a visão definida pela estratégia PSP/2020/2022, “Uma Polícia integral, humana, forte, coesa e ao serviço do Cidadão”, bem como os valores e pilares éticos fundamentais nela definidos: Respeito pelos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos; Serviço público de qualidade; Responsabilidade e integridade; Isenção e rejeição de qualquer forma de extremismo e discriminação; Frontalidade e lealdade.

Desde a 1.ª Escola de Alistados nas Caldas da Rainha (1968) até ao 15.º CFA em Torres Novas (2020), a EPP formou 46.780 polícias.

Leia também...

Pombos correio ribatejanos brilham nos céus de Angola

No primeiro Dérbi da história da Columbófilia em Angola, que decorreu no dia 28 de Agosto, os pombos ribatejanos mostraram todo o seu valor.…

Centro escolar evacuado devido a fuga de gás em Santarém

Alunos vão hoje para casa.

Mega-operação da PSP por furto de catalisadores passa pelo distrito de Santarém

Sete pessoas foram detidas esta quarta-feira, 30 de Junho, numa operação da PSP em vários distritos e que envolve a prática dos crimes de…

Câmara de Santarém rejeita delegação de competências na área da Saúde

A Câmara de Santarém rejeitou esta segunda-feira, 21 de Março, a transferência de competências na área da Saúde, alegando o envio de mapas desactualizados…