A Escola Prática de Polícia (EPP) inaugura esta terça-feira, 18 de Maio, a exposição de fotografia “Box: Uma caixa de histórias. Da Escola Prática de Cavalaria à Escola Prática de Polícia”, dedicada à história das instalações policiais, que estará patente até 31 de Outubro, em Torres Novas.

No Dia Internacional dos Museus, a exposição terá uma inauguração simbólica, pelas 18h30, limitada à presença de entidades convidadas, por consequência do momento pandémico.

Segundo a organização, a mostra dá a conhecer a história das instalações (agora) policiais e vivências dos 44 anos de instalação naquele local da formação dos Polícias da PSP. A exposição estará aberta ao público até 31 de Outubro, é dirigida a toda a comunidade, mas especialmente a todos os portugueses que passaram pelo imponente edifício nalgum momento das suas vidas, nomeadamente aquando da sua formação policial, aqui possam regressar, revisitando, em família, os locais, o património e as vivências desse período, as quais por sua vez fazem parte da história colectiva do mesmo.

“Abrindo-se à comunidade, especialmente às gerações que em tempos idos acolheu e respectivas famílias, a Escola Prática de Polícia promove o revisitar do seu passado, mas também fomenta o conhecimento do presente e dos seus projectos para o futuro, nomeadamente junto de jovens interessados, potenciais candidatos à Polícia”, refere a PSP em comunicado.

Com 54 anos de existência, a EPP começou a sua actividade em 1967, em Lisboa (Alcântara – Largo do Calvário), teve a sua primeira formação de Alistados em 1968 nas Caldas da Rainha, actividade que se manteve até Maio de 1977, ano em que transferiu para Torres Novas o seu Centro de Instrução de Alistados. Finalmente, a 1 de Setembro de 1984, a EPP, com a criação da então Escola Superior de Polícia (actual Instituto Superior de Ciências Policias e de Segurança Interna), transfere-se com todas as suas valências para o edifício de Torres Novas, local onde, já com todas as suas valências, a Escola Prática de Polícia passa a funcionar.

Dos cerca de 47 mil alunos formados em toda a sua história, por estas instalações já passaram, em 44 anos de exercício, mais de 37 mil alunos, nos vários cursos de formação ministrados aos Polícias da PSP.

A presente exposição integra um projeto intermunicipal, denominado VOLVER, que envolve em parceria a PSP, por intermédio da EPP, e os Municípios de Torres Novas, Entroncamento e Vila Nova da Barquinha.

Leia também...

Programação de Cinema no Teatro Sá da Bandeira para o mês de Fevereiro

Para o mês de fevereiro, o Cineclube de Santarém apresenta quatro filmes, entre fitas clássicas e produções recentes, há escolha para diferentes gostos. Todas…

Cartaxo promove projecto “Há Música no Coreto”

A Banda da Sociedade Cultural e Recreativa de Vale da Pinta será a primeira a ocupar o requalificado Coreto do Cartaxo, no Parque Central…

Tiago Bettencourt arrebatou os corações enamorados no Teatro Sá da Bandeira

Tiago Bettencourt, nome incontornável da música nacional, esteve esta noite, 14 de Fevereiro, dia dos namorados, no Teatro Sá da Bandeira – TSB para…

Festival de Tunas Mistas do Ribatejo traz quatro tunas a Santarém

Após um interregno devido à pandemia covid-19, a IssóTuna – Tuna Académica do Ribatejo volta a realizar o seu festival de tunas mistas entre…