A tradicional cerimónia de entrega dos Diplomas de “Melhor Aluno(a) do Curso de Ciências e Tecnologia”, aos alunos que se destacaram das turmas 10ª, 11º e 12º anos, no ano letivo de 2023-2024, teve lugar na sexta-feira, 11 de outubro, pelas 18h30, numa cerimónia que decorreu no pátio junto à Biblioteca da Escola Secundária Sá da Bandeira (ESSB). Uma sessão que ficou marcada pelo improviso, visto que o planalto de Santarém sofreu um apagão energético, que acabou por afetar a programação do evento.
João Teixeira Leite, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), Maria Adélia Esteves, Diretora do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira (AESB), Maria José Cordeiro, Presidente Conselho Pedagógico do AESB, e Helena Eloy, Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação da ESSB, integraram o painel de honra da cerimónia que teve lotação esgotada.
O Presidente da CMS começou por saudar todos os presentes, afirmando ser uma honra “estar aqui nesta nossa/vossa prestigiada escola para mais uma iniciativa, muito bem organizada, com uma carga simbólica, muito importante, que é homenagear e entregar os diplomas a estes jovens que estão neste momento a ultimar um ciclo e que vão iniciar outra fase importantíssima das suas vidas”.
João Teixeira Leite destacou o papel dos jovens que vão iniciar uma nova fase da sua vida académica, “são o nosso futuro, e é muito importante que estes jovens que estão a iniciar desafios importantes nas suas vidas, seja no ensino superior ou na sua atividade profissional, tenham a noção que Santarém está de braços abertos para que continuem aqui a sua vida. Podem e devem ter conhecimento de outras cidades, ir pelo mundo fora, mas é importante levarem sempre Santarém no vosso coração”, referiu.
A cerimónia prosseguiu com um momento musical, que antecedeu a entrega dos diplomas. Uma sessão que teve que ser adaptada pela falta de energia elétrica, que afetou o planalto de Santarém durante algumas horas, mas que não impediu que todos os homenageados conseguissem receber os respetivos diplomas.