A Escola Superior Agrária de Santarém vai gerir, nas suas instalações da Herdade do Bonito, em Mato Miranda, o centro tecnológico para a suinicultura “Exploração Escola”.
O contracto de parceria entre a Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS), a Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS) e o Instituto Politécnico de Santarém (IPS), vai ser assinado no próximo dia 11 de Dezembro, pelas 11 horas, nas instalações da ESAS.
Em comunicado, a Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores esclarece que o protocolo surge com “o propósito de instalar um pólo de transferência de tecnologia através da capacitação, qualificação e formação profissional de quadros intermédios e superiores, da inovação de processos e produtos, do estudo sobre a valorização de fluxos gerados na actividade e da divulgação e promoção do sector”.
A infra-estrutura vai ficar instalada no campus da Herdade do Bonito vai assim revitalizar um pólo já existente da Escola Superior Agrária de Santarém.
A assinatura do contracto de parceria será testemunhada pelo Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Nuno Russo e pela Secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa, que segundo a FPAS é uma “clara manifestação da importância deste pólo de investigação e formação para o desenvolvimento do sector agro-pecuário nacional”.