A Escola Superior de Educação do Politécnico de Santarém é parceira de uma das 100 melhores inovações educativas do mundo, a metodologia portuguesa EKUI, que ganhou um prémio mundial – o Global Collection 2023, da HundrED – que reconhece as melhores inovações do mundo na área da educação.

As docentes Leonor Santos e Isabel Piscalho, da Escola Superior de Educação do Politécnico de Santarém, participaram no processo de validação da componente fonética da Metodologia EKUI dos materiais EKUI Alfabeto.

EKUI é uma metodologia de aprendizagem multissensorial e inclusiva que está a mudar radicalmente a maneira como todas as crianças aprendem e comunicam através da empatia e da inclusão. Tem um desenho universal: associa às letras do alfabeto, os sons e a forma de os produzir (alfabeto fonético), a representação da letra em língua gestual e o código Braille.

Este processo, activa diferentes canais sensoriais, que por sua vez activam diferentes áreas do cérebro, tornando a aprendizagem mais eficiente e mais motivadora.

A EKUI está a criar uma geração de crianças, pais e professores mais empáticos, mas também mais conscientes das barreiras de aprendizagem e comunicação.

É uma metodologia disruptiva, muito à frente das metodologias tradicionais de ensino, que muitas vezes excluem mais do que incluem. Com a EKUI não existem maneiras correctas de aprender ou comunicar.

Todos aprendem, todos ensinam. Juntos, na mesma sala sem deixar ninguém para trás. EKUI significa Equidade, Knowledge (Conhecimento), Universalidade e Inclusão. A metodologia de aprendizagem multissensorial e inclusiva, criada por Celmira Macedo foi premiada na Finlândia, no passado dia 26 de Outubro, pela HundrED Research, entidade que é reconhecida mundialmente por descobrir, identificar e dar a conhecer as inovações mais inspiradoras do mundo, no ensino e na educação.

Fazer parte da Academia HundrED, implica um processo longo e rigoroso de selecção, que termina com a avaliação de um comitê científico composto por mais de 1000 especialistas de diferentes áreas e geografias. Nesse sentido, a HundrED selecionou as 100 inovações com maior potencial de escala e impacto, que estão a mudar a educação no mundo e a EKUI faz parte deste grupo, sendo a primeira inovação portuguesa a fazer parte desta lista na história desta organização finlandesa.

Este reconhecimento é muito importante porque é atribuído por uma organização de um país de excelência e uma referência na área da educação, como é a Finlândia.

Por outro lado, vem confirmar e reforçar o impacto gerado pela EKUI desde 2003, enquanto metodologia de aprendizagem inclusiva, que está a transformar a forma como as crianças aprendem e se relacionam.

A HundrED é uma organização orientada para a missão especializada em inovação educativa K-12, que se dedica a ajudar cada “criança a florescer, dando-lhes acesso

a uma educação de qualidade”, afirmam os seus representantes. Acrescentando que “acreditamos que com as inovações educativas podemos transformar os sistemas educativos e capacitar as crianças com as competências para crescerem como cidadãos ativos e plenos”. Para além disso, a HundrED reconhece o trabalho dos educadores que criam e desenvolvem soluções inovadoras, impactantes e escaláveis na educação, dando-lhes assim, “o reconhecimento e a visibilidade que merecem”, atestam. A comunidade HundrED conta actualmente com cerca de 1020 embaixadores em mais de 99 países.

O que dizem os elementos da Academia HundrED sobre a EKUI:

“Gosto muito do acrónimo EKUI – Equidade, Knowledge (Conhecimento), Universalidade e Inclusão que é o que significa educação. Esta metodologia criada para ajudar as pessoas a ler e comunicar tem o indiscutível potencial de fazer sucesso em todo o mundo.”

“A EKUI lidera claramente a inclusão no espaço da educação. Esta inovação não está apenas a quebrar as barreiras que existem para algumas crianças nos seus percursos de aprendizagem, mas mais importante, abre os seus olhos para várias formas/ meios pelos quais se pode aprender!”

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.