O Centro de Línguas e Culturas (CLC) da Escola Superior de Educação propõe-se realizar em Santarém, nos dias 2 e 3 do próximo mês de maio uma extensão do festival de cinema Olhares do Mediterrâneo /Women’s Film Festival. 

Olhares do Mediterrâneo /Women’s Film Festival é um festival internacionalmente reconhecido (vai na 17ª edição internacional e na 9ª edição portuguesa) e o CLC considerou pertinente integrar este festival na oferta cultural escalabitana visto ter um foco que possibilita inovação estética, dado que revela o ponto de vista geralmente desconhecido de realizadoras, argumentistas, produtoras e diretoras de fotografia de uma região que produz um cinema menos comercial que o de outras paragens. Mas o Olhares não é apenas o primeiro festival internacional existente em Portugal dedicado a cinema de autoria feminina – ao CLC interessou sobretudo o facto de o Olhares focar a produção criativa mediterrânea. O Festival pode contribuir para reforçar a consciência na comunidade escalabitana da importância de Santarém no conjunto de cidades do Al-Andaluz que foram centros de cultura árabe e islâmica e, grosso modo, pode contribuir para a maior identificação de Santarém com a cultura mediterrânea.

Para a extensão escalabitana serão escolhidos filmes que para além de terem tido já sucesso junto da crítica e público aquando da sua exibição em edições anteriores do Festival, versem temáticas de algum modo relacionáveis com a história de Santarém ou problemáticas que actualmente se identificam na vivência da cidade, 

Nesta sua primeira edição, a extensão consistirá em três exibições, todas seguidas de debate: uma sessão dedicada ao público escolar e duas dedicadas ao público em geral, consagrando especial atenção à comunidade académica. Os filmes escolhidos adequam-se aos critérios acima mencionados, tendo como temas a relação com refugiados e a saúde mental.

A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal e é também patrocinada pela Família de Francisco Tavares Rosa. O apoio da Câmara Municipal para esta iniciativa concretizou-se especificamente no que respeita à sessão para as escolas (financiamento dos filmes nela exibidos e recrutamento do público) e, em geral, na disponibilidade logística do Teatro Sá da Bandeira para as sessões previstas assim como na divulgação da iniciativa.

O festival Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival teve a sua primeira edição em 2014 e é o primeiro festival internacional de cinema em Portugal dedicado exclusivamente à cinematografia feminina, com o propósito de dar particular visibilidade  à presença das mulheres no panorama cinematográfico internacional. Para mostrar o trabalho das realizadoras de países mediterrânicos, criámos uma parceria com o festival Films Femmes Mediterranée, (Marselha, França) e o CRIA-Centro em Rede de Investigação em Antropologia.

A caminho da 9ª edição, com 8 edições do Festival no Cinema São Jorge, em Lisboa, 6 ciclos de cinema espanhol, 8 extensões fora de Lisboa e 3 no estrangeiro (Brasil, Cabo Verde e Vigo), várias presenças no Shortcutz (Lisboa, Guimarães e Cascais) e numerosas exibições avulsas dos nossos filmes, muitas dinamizadas com debates, acreditamos que Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival é já um evento consolidado no espaço cultural português.

Para além das exibições de filmes, organizamos actividades que espelham e promovem a vasta diversidade das culturas da bacia mediterrânica, nas suas expressões culturais e artísticas (objectivas e conceptuais), e acolhemos pessoas e organizações que se identifiquem com o projecto. Mais projectos e mais Olhares nascerão destas partilhas.

Festival Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival é um projecto do Grupo Olhares do Mediterrâneo e do CRIA-Centro em Rede de Investigação em Antropologia, numa parceria com o Films Femmes Mediterranée (FFM) e o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, (CML), da EGEAC, da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), do Alto Comissariado para as Migrações (ACM) e da Fundação INATEL

Leia também...

Câmara de Rio Maior com orçamento de 26 milhões de euros em 2020

A Câmara de Rio Maior vai ter em 2020 um orçamento que ronda os 26 milhões de euros, “o maior dos últimos seis anos”,…

Bruno Nogueira apresenta “Depois do Medo” em Almeirim e Santarém

Bruno Nogueira está de volta ao Stand Up, 10 anos depois. O comediante apresenta o seu novo espectáculo “Depois do Medo” no Cine-Teatro de…

VÍDEO | Entroncamento com 170 camas preparadas para eventual situação de emergência

A Câmara Municipal do Entroncamento anunciou que já tem preparadas 170 camas para dar resposta a “eventuais situações de emergência”, decorrentes do surto da…

Para Vós e NANA NANA são os próximos espectáculos do projecto Santarém Cultura

O Teatro Sá da Bandeira, amanhã, dia 6 de Junho, às 15h00, e no dia 7 de Junho, às 21h30, recebe Para vós, de…