Foto de Município de Santarém

A Escola Superior de Saúde de Santarém (ESSS) assinalou, na tarde do dia 27 de Julho, o encerramento do 34º Curso de Enfermagem – 1º Ciclo no auditório da Escola, com a licenciatura de 79 novos enfermeiros.

Na cerimónia, os novos finalistas receberam as insígnias, símbolo da enfermagem e leram em conjunto o Compromisso de Honra que simboliza a transição de estudantes para profissionais.

Foto de Município de Santarém

João Teixeira Leite, vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém, deu os parabéns aos novos enfermeiros, reconhecendo o seu trabalho, talento, esforço e dedicação na conclusão do curso e referiu que “a vossa capacidade de resiliência deve ser um exemplo para toda a comunidade. Trabalhar na área da saúde é um gesto de nobreza e heroísmo e devemos sempre aplaudir os profissionais que investem as suas próprias vidas nessa missão. Hoje, os nossos enfermeiros finalistas começam a criar o seu futuro profissional com a certeza de que estes docentes vos prepararam para os diversos desafios que vão enfrentar daqui em diante nos cuidados de saúde e bem-estar daqueles que precisam. O papel de cuidar do próximo é muito importante”, notou.

O vice-presidente da autarquia não esqueceu os pais e encarregados de educação, onde enfatizou que “eles foram e continuam a ser um pilar fundamental na vossa educação, que trabalham para vos proporcionarem uma melhor educação e que hoje se emocionam convosco”, declarou.

Foto de Município de Santarém

Na sessão de encerramento foram ainda atribuídos prémios de mérito, designadamente o prémio Albergaria Martins e o prémio Ernesto da Fonseca.

“Aquando da criação desta Escola em 1973, o Dr. Albergaria Martins e o Enf.º Ernesto da Fonseca foram dois dos seus fundadores. Pelo profissionalismo sempre demonstrado, pela dedicação, pela responsabilidade, mas sobretudo pelos seus valores morais e humanistas e pela amizade a esta escola, em momentos diferentes e por razões diferentes foi seu desejo premiar os melhores alunos”, referiu Hélia Dias, Diretora da ESSS.

O Prémio Albergaria Martins premeia o estudante que para além da classificação obtida e da assiduidade, mostrou ao longo do curso interesse, adequadas relações interpessoais e identificação com a profissão. Na opinião dos professores e dos estudantes do curso, Catarina Anacleto foi quem mereceu receber este prémio.

O Prémio Ernesto da Fonseca foi atribuído a Beatriz Fernandes, Maria Luísa Narciso e a Margarida Vassalo Mendes que se destacaram no estágio de integração à vida profissional no Hospital de Santarém. Esta restrição ao Hospital de Santarém resulta da grande ligação de Ernesto da Fonseca ao mesmo, pois foi Enfermeiro Diretor do hospital entre 1988 a 1995 quando se aposentou. Além da classificação obtida, valoriza a capacidade de adaptação aos cuidados, o relacionamento interpessoal e a integração na equipa.

Foto de Município de Santarém
Leia também...

Almeirim assegura almoço a alunos de famílias vulneráveis nas férias

A Câmara de Almeirim vai assegurar, no período de férias escolares de Verão, de 29 de Junho a 31 de Agosto, o fornecimento de…

Ministro da Educação visita obras do novo Parque Escolar do Sardoal

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, desloca-se esta quinta-feira, 3 de Janeiro, ao Sardoal para uma visita à sede do Agrupamento de Escolas…

“Os professores estão preparados para concluírem o ano lectivo através do ensino à distância”

Virgínia Esteves está na ‘short list’ da Microsoft, que a distinguiu como “Innovative Educator Expert”, um certificado de reconhecimento aos professores mais inovadores do…

Escolas Insignare reforçam o caminho da especialização

A oferta formativa das Escolas Insignare, Escola Profissional de Ourém (EPO) e Escola de Hotelaria de Fátima (EHF) para o ano lectivo 2018/2019 vem…