Os alunos do curso de Educação Ambiental e Turismo de Natureza e a proTEJO promovem no próximo dia 1 de Dezembro, entre as 15h00 e as 16h30, a conferência digital ‘Encontros com o Tejo e Educação Ambiental’ com moderação de Ana da Silva, professora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.

A conferência vai ser realizada via Zoom e terá como palestrantes Herman Wanningen (Diretor da Fundação do Mundial da Migração dos Peixes) e José Cardoso Moura (Engenheiro Químico do Instituto Superior Técnico) abordarão os problemas dos açudes e das barragens no que respeita aos fluxos migratórios das espécies piscícolas, assim como Luís Filipe Ferreira, João Oliveira e João Gago (Professores da Escola Superior Agrária do IP Santarém) falarão sobre conservação e gestão do sistema ribeirinho e das populações de peixes migradores.

Também Paulo Constantino e Ana Silva do Movimento pelo Tejo (proTEJO), sublinharão a importância da preservação de um Tejo livre de açudes e barragens através da apresentação do Memorando “Por um Tejo livre”.

No passado dia 24 de Outubro, Dia Mundial da Migração dos Peixes, realizou-se o 8.º Vogar contra indiferença, uma descida de canoa de Caneiras a Valada organizada pelo proTEJO, na qual participaram estudantes da Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo de Natureza do IP Santarém.

Devido à pandemia covid-19, foram canceladas as acções de sensibilização que estavam previstas relativas à “sobre-exploração da água do Tejo que se avizinha com a construção de novos açudes e barragens (…) e a importância do regresso de modos de vida ligados à água e ao rio que as actividades de educação e turismo de natureza, cultural e ambiental permitirão sustentar” (proTEJO).

Devido ao cancelamento das acções de sensibilização, o 2.º ano do curso de Educação Ambiental e Turismo de Natureza e o proTEJO – Movimento pelo Tejo decidiram organizar estes ‘Encontros com o Tejo e Educação Ambiental‘ via Zoom, no seguinte link de acesso aberto: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/88378373937 – ID da reunião: 883 7837 3937.

Leia também...

Ecolezíria incentiva escolas e alunos a reciclar

A Ecolezíria (Empresa Intermunicipal da Lezíria do Tejo de recolha e tratamento de resíduos urbanos) está a promover a 2.ª edição do Concurso de…

TEJOAlive leva 250 pessoas a percorrerem trilhos junto ao Rio à descoberta da fauna e da flora autóctones

A terceira edição do TEJOAlive, realizou-se este sábado, dia 19, com concentração às 8 horas no Jardim da República em Santarém, local de onde…

“Os incêndios na Serra da Estrela são um triste acontecimento que nos envergonha a todos”

César Garcia, natural de Santarém, estudou Ecologia de Ecossistemas Florestais Autóctones em Portugal. A sua tese de doutoramento teve o objectivo de analisar a…

Centro Ciência Viva do Alviela com projecto entre finalistas do Natura 2000 Award

O projecto “Mundo de cabeça para baixo: conhecer e preservar os morcegos”, do Centro de Ciência Viva do Alviela (CCVA), em Alcanena, é um…