O Espaço Trocas, em Santarém, celebrou o sétimo aniversário a cuidar de pessoas que sofrem de doença mental e dos mais carenciados, na quarta-feira, 13 de Dezembro. Inaugurado em 2015, o espaço situa-se nas traseiras da antiga Junta de Freguesia de São Domingos e nasceu de uma parceria entre o Hospital Distrital de Santarém (HDS), a União de Freguesias de Santarém e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Santarém.

A enfermeira Carla Ferreira, uma das responsáveis pelo Espaço Trocas explica que o projecto tem duas vertentes: a loja solidária, que apoia a comunidade através de trocas de bens como alimentos roupa ou livros e brinquedos, usando a moeda fictícia do espaço, as cabacinhas, e a vertente de reabilitação e inclusão para pessoas com doença mental.

“É um espaço favorável ao desenvolvimento de competências relacionais e laborais e de inclusão do doente na comunidade”, vinca a enfermeira, que acrescenta que o Espaço Trocas tem, também, como missão fomentar a literacia para a saúde e reduzir o estigma da doença mental. Nestes sete anos em que o projecto tem servido a comunidade escalabitana foram integrados 31 utentes com melhorias clínicas do prognóstico da funcionalidade e da qualidade de vida.

A loja social tem 370 utilizadores da comunidade inscritos e regista uma média de 10 atendimentos diários. O espaço está aberto todas as segundas e quartas-feiras, entre as 10h00 e as 12h00. Segundo a enfermeira Carla Ferreira os produtos mais procurados são alimentos, produtos de higiene e limpeza, roupa, utensílios de cozinha, livros e brinquedos. Nem só em busca destes produtos os utentes procuram o Espaço Trocas. A enfermeira explicou que muitos utentes chegam também em busca de conforto, interacção e companhia.

O aniversário contou com a presença de Paula Pinheiro, da diretora do Serviço de Psiquiatria do HDS, Ana Mendes Castelo, psicóloga no HDS, assim como do presidente e vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves e João Leite, respetivamente, do presidente da União de Freguesias de Santarém, Diamantino Duarte, e Luís Amaral, presidente da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental – APPACDM.

Reportagem completa na edição impressa de 23 de Dezembro

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.