A Festa da Amizade – Festa da Sardinha Assada de Benavente realiza-se de 23 a 25 deste mês, tendo para oferecer aos visitantes 5.000 quilogramas de sardinhas, 10.000 pães e 5.000 litros de vinho.

Em comunicado, a Câmara de Benavente lembra que a festa, “com 52 anos de história”, teve origem na iniciativa de um grupo de amigos que, em 1969, dividindo as despesas, compraram sardinhas, pão e vinho para uma festa na esplanada do Cineteatro, a qual contou com “a largada de uma bezerra brava para os mais corajosos”.

O convívio tornou-se numa enorme festa popular, com “dezenas de milhar de visitantes a deslocarem-se no último sábado do mês de junho à vila de Benavente para confraternizar em torno de um fogareiro [dispostos ao longo das ruas] a assar sardinhas e a beber bom vinho”, acrescenta.

O evento, organizado pelas comissões da Sardinha Assada e da Picaria, conta ainda com música, desfile de campinos, cavaleiros amadores e animais pelas ruas da vila, seguindo-se provas de condução de cabrestos, sendo o ponto alto a entrada de um toiro bravo com campinos e cabrestos num percurso de aproximadamente um quilómetro, em plena estrada nacional 118.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…