A Escola Prática de Cavalaria de Santarém recebeu, no dia 6 de Julho, pelas 22h00, o musical “Um Canto de Liberdade”. Com três lotações esgotadas, o espetáculo comunitário que estaria em cena até dia 8 de Julho, tem agora uma data extra. A organização abriu bilheteira para um quarto espetáculo, no domingo, dia 9.

A peça tem como objectivo assinalar a passagem de 50 anos sobre o dia do golpe de Estado de 25 de Abril de 1974, uma data que vai ser comemorada a nível nacional ao longo do próximo ano.

“Um canto de liberdade” conta com a participação de 70 voluntários, de diversas faixas etárias, que recriam de forma dramática e emotiva com cantos, danças e músicas originais, momentos históricos que marcaram o povo português. 

Durante o espetáculo, os espectadores puderam ver retratadas cenas do tempo da ditadura, a censura, a perseguição política, a tortura e as prisões arbitrárias dos opositores, a guerra colonial e a morte nos campos de batalha, a organização do Movimento das Forças Armadas e a partida da coluna militar da Escola Prática de Cavalaria rumo a Lisboa para o golpe que depôs o governo ditador no dia 25 de Abril de 1974.

No final do espetáculo o público, bastante emocionado, aplaudiu de pé os artistas, na noite de estreia da peça, que pretendeu assinalar também o aniversário de Salgueiro Maia, celebrado a 1 de Julho de 1944, um dos capitães do Exército Português que liderou as forças revolucionárias durante a Revolução dos Cravos.

O musical é uma encenação histórica de teatro comunitário produzida no formato de teatro musical pela Câmara de Santarém, encenada pelos artistas luso-brasileiros Amauri Alves e Henrique Dias Alves, com composição musical de Flávio Medeiros e coreografias a cargo de Mafalda Murta.

Os bilhetes para o espetáculo de domingo, dia 9 de Julho, podem ser adquiridos no valor de 2,50€ e estão disponíveis para venda no Teatro Sá da Bandeira, na plataforma online – BOL e nas lojas Worten, CTT e FNAC.

Fotos: Rita Valério

Leia também...

Detida carteira suspeita de desviar correspondência para se apoderar de cartões de crédito

Uma mulher, carteira, foi detida ontem por suspeita de se ter apoderado…

Declaração de utilidade Pública permite execução da empreitada de consolidação da Encosta de Santa Margarida

A Declaração de utilidade Pública, solicitada pela Câmara Municipal de Santarém e…

Etiandro é o primeiro bebé a nascer na ULS Lezíria em 2025

O primeiro bebé a nascer em 2025 na ULS Lezíria, foi um…

Biblioteca Municipal de Torres Novas promove actividade dedicada a famílias e crianças

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes vai promover, no dia 18 de…