A Escola Prática de Cavalaria de Santarém recebeu, no dia 6 de Julho, pelas 22h00, o musical “Um Canto de Liberdade”. Com três lotações esgotadas, o espetáculo comunitário que estaria em cena até dia 8 de Julho, tem agora uma data extra. A organização abriu bilheteira para um quarto espetáculo, no domingo, dia 9.
A peça tem como objectivo assinalar a passagem de 50 anos sobre o dia do golpe de Estado de 25 de Abril de 1974, uma data que vai ser comemorada a nível nacional ao longo do próximo ano.
“Um canto de liberdade” conta com a participação de 70 voluntários, de diversas faixas etárias, que recriam de forma dramática e emotiva com cantos, danças e músicas originais, momentos históricos que marcaram o povo português.
Durante o espetáculo, os espectadores puderam ver retratadas cenas do tempo da ditadura, a censura, a perseguição política, a tortura e as prisões arbitrárias dos opositores, a guerra colonial e a morte nos campos de batalha, a organização do Movimento das Forças Armadas e a partida da coluna militar da Escola Prática de Cavalaria rumo a Lisboa para o golpe que depôs o governo ditador no dia 25 de Abril de 1974.
No final do espetáculo o público, bastante emocionado, aplaudiu de pé os artistas, na noite de estreia da peça, que pretendeu assinalar também o aniversário de Salgueiro Maia, celebrado a 1 de Julho de 1944, um dos capitães do Exército Português que liderou as forças revolucionárias durante a Revolução dos Cravos.
O musical é uma encenação histórica de teatro comunitário produzida no formato de teatro musical pela Câmara de Santarém, encenada pelos artistas luso-brasileiros Amauri Alves e Henrique Dias Alves, com composição musical de Flávio Medeiros e coreografias a cargo de Mafalda Murta.
Os bilhetes para o espetáculo de domingo, dia 9 de Julho, podem ser adquiridos no valor de 2,50€ e estão disponíveis para venda no Teatro Sá da Bandeira, na plataforma online – BOL e nas lojas Worten, CTT e FNAC.
Fotos: Rita Valério